SóProvas


ID
5009752
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

    Policarpo Quaresma, cidadão brasileiro, funcionário público, certo de que a língua portuguesa é emprestada ao Brasil; certo também de que, por esse fato, o falar e o escrever em geral, sobretudo no campo das letras, se veem na humilhante contingência de sofrer continuamente censuras ásperas dos proprietários da língua; sabendo, além, que, dentro do nosso pais, os autores e os escritores, com especialidade os gramáticos, não se entendem no tocante à correção gramatical, vendo-se, diariamente, surgir azedas polêmicas entre os mais profundos estudiosos do nosso idioma — usando do direito que lhe confere a Constituição, vem pedir que o Congresso Nacional decrete o tupi-guarani como língua oficial e nacional do povo brasileiro. 
BARRETO. L Triste fim de Policarpo Quaresma.
Disponível em www.dominiopúblico.gov.br   Acesso em 26 jun. 2012

Nessa petição da pitoresca personagem do romance de Lima Barreto, o uso da norma-padrão justifica-se pela

Alternativas
Comentários
  • A situação social determina o uso da norma padrão ou não. Exemplo: fala-se formalmente com um juiz, mas não faz sentido usar o mesmo estilo de linguagem com o seu amigo. nessa questão a forma padrão é usado por ser enunciada a um órgão do governo.

  • Esta questão foi dada no pré-gabarito do Estratégia como letra D.rsrsrs

    Eu coloquei letra E, mas tinha ficado em dúvida com a letra A.

  • "usando do direito que lhe confere a Constituição, vem pedir que o Congresso Nacional decrete o tupi-guarani como língua oficial e nacional do povo brasileiro." A situação social, ou seja, discursar no Congresso requer o uso da língua padrão.

  • eu marque a alternativa E, porém a palavra demandado quer dizer que já foi enviado .

  • Marquei a E mas fiquei muito em dúvida com a questão A.

  • A situação infere o uso da norma- padrão, já que se trata de um pedido formal de um cidadão ao Congresso. Não pode ser a "E" pelas palavras "solicitação" e "demandado", tendo em vista que o pedido não é uma demanda, algo necessário, mas algo pedido pelo personagem/cidadão. A ideia de demandado traz a ideia de que o Congresso pede o documento.