-
o primeiro texto nos fornece a seguinte ideia:
''O aumento de casos suspeitos de febre amarela em Minas pode estar relacionado à tragédia de Mariana''
o segundo texto passa essa informação:
''Servio Ribeiro considera remota a possibilidade de influência da tragédia de Mariana (MG) neste surto de febre amarela em Minas Gerais.''
Como uma doença endêmica só tem atuação local, os dois textos se divergem sobre o aparecimento dessa enfermidade.
Letra D)
-
talvez ajude a clarear para aqueles que estão tendo alguma dificuldade nessa questão.
entenda que na letra (d) o enem queria que vc entendesse dessa forma:
Sobre a tragédia de Mariana, os textos apresentam divergência quanto ao(à)
(d) motivo do aparecimento de enfermidade endêmica.
os textos se diferenciam pelo motivo que esta levando ao surto de febre amarela, o primeiros relacionando com a tragédia de Mariana e o segundo negando essa relação, pelo menos numa relação direta.
-
A tragédia de Mariana assim como a posterior de Brumadinho envolve a discussão sobre degradação ambiental versus exploração de recursos naturais que é tema clássico da geografia. O primeiro texto aborda a identificação de um surto de febre amarela em área afetada pelo rompimento da barragem e o segundo demonstra as características ecológicas do mosquito transmissor e da doença e contesta a hipótese do primeiro. O enunciado questiona qual alternativa apresenta corretamente os motivos de divergência entre ambos.
A) A bacia do rio Doce foi bem afetada pelos rejeitos de mineração da barragem, mas os textos não abordam degradação ambiental em rios e portanto, a alternativa foge do tema do enunciado.
B) A área afetada é bem conhecida e nenhum do dois textos aborda o tema.
C) A vegetação nativa é importante no ciclo de vida do mosquito porém a tragédia por ocorrer em área de mineração não afetou significativamente a flora local e nenhum dos dois textos aborda o tema.
D) Uma endemia é uma doença relacionada a um lugar específico onde ocorre com frequência como é o caso da febre amarela em partes do Brasil. O segundo texto aponta a possibilidade de o surto de febre amarela, por ser enfermidade endêmica do local e devido as condições ecológicas necessárias a sua ocorrência não esteja relacionado ao rompimento da barragem. Alternativa correta.
E) De fato surgiram comunidades desabrigadas, mas isso não se relaciona automaticamente com um surto de febre amarela e nenhum dos textos aborda tal tema.
Gabarito do Professor: Letra D.
-
Letra D
O primeiro texto apesenta uma relação entre a febre amarela e tragédia ocorrida na cidade de Mariana, decorrente do rompimento de uma barragem de rejeito mineral e o impacto na vegetação local. Enquanto o segundo texto, aponta que o aparecimento da febre amarela não teria relação com a tragédia, pois os municípios afetados pela doença estão em uma região onde os rejeitos não chegaram com força.
-
Os dois textos discutem sobre a razão pela qual está ocorrendo esse surto de febre amarela na região de Minas Gerais (onde ocorreu o rompimento da barragem).
-
Interpretação de texto
-
mamão com açucarr
-
se vc notar os dois textos falam sobre o surto de febre amarela então seria a D pq fala sobre eferminade
-
não vejo como divergência relacionada a enfermidade endêmica, por mim seria a B
-
A questão é nivel facil, tendência do ENEM questões mais interpretativas que necessariamente conteudistas, por isso, o numero de acertos de quem não estuda HUMANAS está cada vez aumentando mais.
Lendo os textos você ver que o que há de comum é a discussão de se as causas do aparecimento de surto de febre amarela está ligada a tragédia de mariana
"O aumento de casos suspeitos de febre amarela em Minas pode estar relacionado à tragédia de Mariana"
"Servio Ribeiro considera remota a possibilidade de influência da tragédia de Mariana (MG) neste surto de febre amarela em Minas Gerais"
-
eu não acho que o texto 2 tenha divergido sobre o aparecimento da enfermidadekkkkkk