A arte rupestre é uma das formas mais antigas de representação artística, entendida como pintura ou impressão em paredes de cavernas, paredões rochosos e blocos de argila. É bastante típica de grupos humanos ágrafos e iletrados. Ou seja, sem leitura e escrita, em todos os continentes. Não é exclusividade deste ou daquele grupo humano.
Por conseguinte, é parte importante da pré-história de povos africanos, sendo “pré-história" um conceito cultural e não temporal. É normalmente empregado para indicar um período de história não escrita.
Embora o estudo de culturas africanas seja obrigatório para a Escola Básica, pouco tem sido feito em função do despreparo do corpo docente e rigidez dos conteúdos programáticos. Para estudo de África há disponível uma coleção de História da África publicada por uma agência da ONU, de download gratuito.
No entanto, não há necessidade de conhecimento específico da civilização citada para responder corretamente a questão. Basta ter conhecimento acerca do que se entende pro arte rupestre em geral e sobre pré-história.
A importância da representação artística descrita é dada em uma das alternativas.
A) CORRETA – A arte rupestre mostra, via de regra, o cotidiano da comunidade e é, assim, o registro de sua construção cultural.
B) INCORRETA- A arte da pré-história não se relaciona com a questão de construção do conceito de propriedade.
C) INCORRETA – Disciplina hierárquica é algo que não existia em comunidades primeiras de civilizações. Por conseguinte, a ruptura desta suposta disciplina não se relaciona com a proposta da questão.
D) INCORRETA – O conceito de família celular é bastante posterior no processo de construção da comunidade
E) INCORRETA – A arte não é exclusiva mas inclusiva. Ela é um elemento de coesão da comunidade
Gabarito do Professor: Letra A.