SóProvas


ID
5009893
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A fragmentação dos hábitats é caracterizada pela formação de ilhas da paisagem original, circundadas por áreas transformadas. Esse tipo de interferência no ambiente ameaça a biodiversidade. Imagine que uma população de onças foi isolada em uma mata pequena. Elas se extinguiriam mesmo sem terem sido abatidas. Diversos componentes da ilha de hábitat, como o tamanho, a heterogeneidade, o seu entorno, a sua conectividade e o efeito de borda são determinantes para a persistência ou não das espécies originais. Uma medida que auxilia na conservação da biodiversidade nas ilhas mencionadas no texto compreende a

Alternativas
Comentários
  • Essa questão traz a fragmentação em ilhas de hábitats e afirma ser uma ameaça para a biodiversidade, citando alguns componentes que são determinantes que uma população possa ou não sobreviver após essa formação de ilhas. Uma fragmentação ocorre quando há uma ou mais alterações em um habitat original, dividindo-o em partes isoladas. Ela pode ser tanto natural quanto antrópica, causando consequências diversas como a redução no número de espécies (plantas e animais), a redução do tamanho da população existente, a diminuição da migração, e o efeito de borda, que são alterações pela exposição que ocorrem pela abertura da mata ao redor (desmatamento), diminuindo a umidade e aumentando a temperatura do solo. Quando as populações são isoladas nesses pequenos fragmentos (ilhas), ocorre uma perda de variabilidade genética, pois os indivíduos terão apenas a população mais próxima para cruzamento. Uma possível solução para essa fragmentação é a utilização de corredores ecológicos, áreas que unem fragmentos de mata e permitem o deslocamento de indivíduos e a dispersão de sementes, permitindo o fluxo gênico entre espécies, além de proporcionar nova colonização das áreas degradadas, ajudando na conservação da biodiversidade. (O que é fragmentação. Oeco, 2014. Disponível em: www.oeco.org.br/dicionario-ambiental/27923-o-que-e.... Acesso em janeiro de 2021)


    Fonte da imagem: site icmbio.gov.br

    Uma medida que auxilia na conservação da biodiversidade nas ilhas mencionadas no texto compreende a

    a) formação de micro-hábitats. Essa medida não ajuda na conservação da biodiversidade, pois é um habitat menor, mas com todas as condições para sobrevivência das espécies que vivem ali, o que não ocorre nas ilhas fragmentadas. Incorreta.

    b) ampliação do efeito de borda. Esse efeito diminui as condições de sobrevivência de espécies pelo desmatamento ao seu redor, aumentar esse efeito seria diminuir ainda mais essa sobrevivência nas ilhas. Incorreta.

    c) construção de corredores ecológicos. A construção desses corredores permite o livre deslocamento de espécies, aumentando a variabilidade genética e ajudando na conservação da biodiversidade. CORRETA.

    d) promoção da sucessão ecológica. A sucessão ecológica não ocorreria, pois os fragmentos estão separados e sem conexão. Para promover a sucessão, um corredor ecológico deveria ser criado antes. Incorreta.

    e) introdução de novas espécies de animais e vegetais. Introduzir novas espécies apenas aumentaria a competição intraespecífica nas ilhas, como não há como se deslocar entre fragmentos, a alimentação ficaria escassa. Incorreta.

    Gabarito do professor: Letra C.

  • Essa questão traz a fragmentação em ilhas de hábitats e afirma ser uma ameaça para a biodiversidade, citando alguns componentes que são determinantes que uma população possa ou não sobreviver após essa formação de ilhas. Uma fragmentação ocorre quando há uma ou mais alterações em um habitat original, dividindo-o em partes isoladas. Ela pode ser tanto natural quanto antrópica, causando consequências diversas como a redução no número de espécies (plantas e animais), a redução do tamanho da população existente, a diminuição da migração, e o efeito de borda, que são alterações pela exposição que ocorrem pela abertura da mata ao redor (desmatamento), diminuindo a umidade e aumentando a temperatura do solo. Quando as populações são isoladas nesses pequenos fragmentos (ilhas), ocorre uma perda de variabilidade genética, pois os indivíduos terão apenas a população mais próxima para cruzamento. Uma possível solução para essa fragmentação é a utilização de corredores ecológicos, áreas que unem fragmentos de mata e permitem o deslocamento de indivíduos e a dispersão de sementes, permitindo o fluxo gênico entre espécies, além de proporcionar nova colonização das áreas degradadas, ajudando na conservação da biodiversidade. (O que é fragmentação. Oeco, 2014. Disponível em: www.oeco.org.br/dicionario-ambiental/27923-o-que-e.... Acesso em janeiro de 2021)

    Uma medida que auxilia na conservação da biodiversidade nas ilhas mencionadas no texto compreende a

    a) formação de micro-hábitats. Essa medida não ajuda na conservação da biodiversidade, pois é um habitat menor, mas com todas as condições para sobrevivência das espécies que vivem ali, o que não ocorre nas ilhas fragmentadas. Incorreta.

    b) ampliação do efeito de borda. Esse efeito diminui as condições de sobrevivência de espécies pelo desmatamento ao seu redor, aumentar esse efeito seria diminuir ainda mais essa sobrevivência nas ilhas. Incorreta.

    c) construção de corredores ecológicos. A construção desses corredores permite o livre deslocamento de espécies, aumentando a variabilidade genética e ajudando na conservação da biodiversidade. CORRETA.

    d) promoção da sucessão ecológica. A sucessão ecológica não ocorreria, pois os fragmentos estão separados e sem conexão. Para promover a sucessão, um corredor ecológico deveria ser criado antes. Incorreta.

    e) introdução de novas espécies de animais e vegetais. Introduzir novas espécies apenas aumentaria a competição intraespecífica nas ilhas, como não há como se deslocar entre fragmentos, a alimentação ficaria escassa. Incorreta.

    Gabarito do professor: Letra C.

  • Letra C

    O uso de corredores ecológicos entre fragmentos florestais permite o trânsito de indivíduos entre os diversos fragmentos. Dessa forma, mantem-se uma elevada variabilidade genetica reduzindo a ação da deriva genética (perda de variabilidade por acaso, mais comum em populações pequenas). Populações isoladas tendem a perder variabilidade genética, já que ocorrem entre indivíduos de parentesco próximo. Além disso, em habitats restritos (como matas pequenas) podem sofrer com competição intraespecífica, e a presença de corredores ecológicos também permite a migração de indivíduos entre diferentes localidades.

  • Corredores ecológicos são porções de ecossistemas que promovem a ligação entre áreas fragmentadas, sendo importantes por garantir o deslocamento de animais e a dispersão de sementes entre essas áreas.
  • Corredor ecológico ou corredor de biodiversidade são áreas que unem os fragmentos florestais ou unidades de conservação separados por interferência humana, como por exemplo, estradas, agricultura, atividade madeireira.

  • Quando as populações são isoladas nesses pequenos fragmentos (ilhas), ocorre uma perda de variabilidade genética, pois os indivíduos terão apenas a população mais próxima para cruzamento. Uma possível solução para essa fragmentação é a utilização de corredores ecológicos, áreas que unem fragmentos de mata e permitem o deslocamento de indivíduos e a dispersão de sementes, permitindo o fluxo gênico entre espécies, além de proporcionar nova colonização das áreas degradadas, ajudando na conservação da biodiversidade. 

  • assunto extremamente relevante
  • c) construção de corredores ecológicos. A construção

    desses corredores permite o livre deslocamento de espécies, aumentando a variabilidade

    genética e ajudando na conservação da biodiversidade. CORRETA.