-
-
Questão safadenha, hein
Dados:
• Baixa solubilidade em água; Substâncias distintas, mas que se misturam em pequena quantidade
• Massa específica = 0,9 g cm-³; Muito próxima a da água, que é 1g cm-³
• Temperatura de fusão = - 83 °C; Passar da fase solida para líquida ou voltar da líquida para solida com temperaturas menores que -83°C. EX: -82°C Líquido/ 83°C Sólido
• Pressão de vapor maior que a da água. Logo, temperatura de ebulição menor que a da água. Quanto maior a PV, menor a T.E.
A) evaporar o acetato de etila sem alterar o conteúdo de água. Não se tem o valor da temperatura de ebulição, assim, não podemos afirmar que seria uma opção eficaz, a água poderia ir junto se fosse muito próximo..
B) filtrar a mistura utilizando um funil comum e um papel de filtro. No texto fala da "baixa solubilidade", filtrar a mistura não vai recuperar totalmente, já que a parte da água pode passar no funil e no papel.
C) Realizar uma destilação simples para separar a água do acetato de etila. Destilação simples é separação de mistura por pontos de ebulição distantes, caímos no caso da letra A, não temos os valores para indicar o quanto a ebulição será eficiente.
D) proceder a uma centrifugação da mistura para remover o acetato de etila. Aqui funcionaria, centrifugação é um método para acelerar, com o uso de uma centrífuga, a decantação, mas qual substância seria separada? remover o acetato de que forma? Apenas a centrifugação não é capaz de restaurar a substância, alternativa incompleta.
E) Decantar a mistura separando os dois componentes em um funil adequado. Igual a letra D, só que agora com o complemento que faltava, um funil adequado pode prender uma das substâncias após da decantação e deixar que apenas uma passe para o recipiente e, assim, tratar o resíduo.
-
Letra E
A questão citava algumas características do acetato de etila...
De acordo com as características dadas, podemos afirmar que ambas as substâncias são liquidas e imiscíveis. Dessa forma temos uma mistura heterogênea, sendo assim, podemos utilizar a técnica de decantação para recuperar o acetato de etila. Essa decantação deve ser realizada em um funil adequado, chamado também de funil de decantação.
-
Na questão é possível ver as características do acetato, logo percebe-se que tanto ele quanto a água, são líquidos, ou seja, uma mistura heterogênea. A decantação é a separação mais adequada nesse caso.
-
como o etila evaporação a -83º e destilação simples pode acontece entre líquidos desde que mesmo tenha diferença 80º graus de mais pra menos pode ser usado a destilação simples como modo de separação
-
O acetato de etila é pouco soluvél em água. Sendo assim, a decantação é a melhor opção
-
Errei essa questão por raiva. Mas aprendi uma coisa: sempre devemos ver primeiro se é mistura homogênea ou heterogênea. acetato de etila é pouco solúvel em água, portanto é uma mistura heterogênea. Já pode cortar A, B, C e D. Sobrou letra E: decantação, método que separa misturas heterogêneas formadas por líquidos, através de um funil.
-
como assim?? se ele era pouco solúvel em água quer dizer que uma parte pode muito bem ter de dissolvido, iai? vai fazer oque com esse resíduo? q raivaa
-
para quem marcou "a": ele quer recuperar o acetato de etila, e isso não sera possivel se tal substancia for EVAPORADA, visto que parte será perdida para o ambiente!
A unica alternativa que garante reaver o acetato de etila e separá-lo da agua é a "e", pois a decantação permite que o liquido mais denso (agua) escoe, e o acetato fique retido, como se fosse uma especie de torneira
-
Lembrar que decantação tem relação a densidade. O exercício deu as dicas que se relacionava a isso, principalmente na baixa solubilidade do acetato, indicando uma mistura heterogênea
-
Por que não a centrifugação? Acho que também conseguiria separar.
-
Modo mais fácil de resolver:
Dos métodos que são citados, o único que pode ser empregado para separar com maior taxa de rendimento dois líquidos que são imiscíveis é o emprego da decantação. Tanto a destilação simples, quanto a evaporação gerarão como produtos duas misturas de água e acetato, onde diferenciará as concentrações de cada um nessas misturas (embora cada mistura terá, respectivamente, muito acetato e muita água).
A centrifugação, somente se tivesse elementos sólidos no meio (tal como faz com o sangue).
-
Dados:
• Baixa solubilidade em água: isso significa que os dois líquidos não vão formar uma mistura homogênea, portanto a resposta tem que ser um processo designado para a separação de misturas heterogêneas entre líquidos.
• Massa específica = 0,9 g cm-3;
• Temperatura de fusão = - 83 °C: lembre-se que essa é a temperatura de fusão e não de ebulição.
• Pressão de vapor maior que a da água.
Analisando as alternativas
A
evaporar o acetato de etila sem alterar o conteúdo de água: a evaporação é um método de separação que utiliza a diferença de ponto de ebulição das substâncias envolvidas em uma mistura homogênea. Como eu disse anteriormente, estamos procurando por um metodo voltado a misturas heterogêneas, portanto não é letra A. Além disso, nos não temos a certe de que o acetato de etila vai ser o líquido evaporado, uma vez que o ponto de ebulição não foi dado em nenhuma parte do texto.
B
filtrar a mistura utilizando um funil comum e um papel de filtro: a filtração é sim um metodo utilizado para separar misturas heterogêneas, entretanto só funciona com sólidos, o que não é o caso.
C
realizar uma destilação simples para separar a água do acetato de etila: a destilação é um método destinado a misturas homogêneas.
D
proceder a uma centrifugação da mistura para remover o acetato de etila: é um método de decantação acelerado, utilizando uma centrifuga para acelerar o processo. Separa misturas heterogêneas. Entretanto, não é necessário utilizá-la, uma vez que eles irão se separar sozinhos, apenas com a força da gravidade.
E
decantar a mistura separando os dois componentes em um funil adequado: é a alternativa correta. Quero destacar que a decantação em funil é um processo de separação de misturas exclusivamente heterogêneas entre líquidos.