-
-
Não se esqueçam que o oleo petrolífero é hidrofóbico, ou seja, não tende a interagir com a água. Dessa forma, surge um problema ambiental muito comum, que é chamado de maré negra. A densa camada apolar do petróleo cobre uma grande extensão superficial, impedindo as trocas gasosas entre o meio externo e o interno e a entrada de energia solar. Obvio, além desses problemas há outros muitos comuns, como o fato dos animais que entram em contato com esse material.
Letra D)
-
Letra D
O petróleo é uma mistura de hidrocarbonetos, que possui caráter apolar e hidrofóbico. A densidade do petróleo é menor que a da água, portanto, quando há derramamento de petróleo no mar, essa camada de petróleo sobrenadante impede as trocas gasosas entre o meio aquático e a atmosfera.
-
A questão vem trazendo um vazamento de petróleo ocorrido na bacia de Campos e perguntava qual os impactos ambientais seriam gerados ao meio ambiente. Pelo fato do petróleo ser insolúvel em água e apresentar uma baixa densidade, ele irá permanecer sobre a água e formará uma camada que irá impedir as trocas gasosas entre o meio aquático e a atmosfera.
É só você lembrar que quando existe vazamento de petróleo, o mesmo fica fica na parte da superfície, prejudicando o ecossistema marinho. É processo semelhante com a eutrofização.
-
O petróleo é apolar, ou seja, não se mistura com a água. Na biologia utilizamos o termo hidrofóbico, para designar uma substância que não reage com a água.