SóProvas


ID
5014852
Banca
OMNI
Órgão
Prefeitura de São João Batista - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto abaixo e responda a questão.


“Uma vez três irmãos estavam viajando por uma rua deserta no crepúsculo”

- Mamãe disse que era meia noite - disse Rony, que tinha se esticado e colocado as mãos atrás da cabeça para ouvir. Hermione lhe deu um olhar de irritação.

- Desculpe, eu só pensei que ia ser melhor se fosse a meia noite! - disse Rony.

- Sim, porque nós realmente precisamos de mais terror em nossas vidas, - disse Harry antes que pudesse evitar. Xenófilo que não parecia estar prestando muita atenção disse - Vamos, continue Hermione.

“Em tempo os irmãos acharam um rio muito fundo para atravessar e muito perigoso para atravessar a nado. Contudo, esses irmãos haviam aprendido as artes mágicas, e quando eles simplesmente acenaram suas varinhas, uma ponte apareceu acima da água em revolta. Eles estavam na metade do caminho quando perceberam que a ponte estava bloqueada por uma figura encapuzada.

- Desculpe, interrompeu Harry, - mas a Morte falou com eles?

- É um conto de fadas Harry!

- Certo, desculpe, continue.

“E a Morte falou com eles. Ela estava brava, pois tinha sido enganada por suas três novas vítimas, que tiraram dela os viajantes que morriam no rio. Mas a Morte, que era traiçoeira resolveu presentear os três irmãos por sua mágica e disse que cada um deveria pedir um prêmio por ser mais esperto que ela.

Assim, o irmão mais velho pediu a varinha mais poderosa que existisse, uma varinha que sempre ganhasse os duelos para seu dono, uma varinha digna do bruxo que derrotou a Morte. Então a Morte foi até uma árvore, voltou e entregou a varinha para o irmão mais velho.

O segundo irmão, que era um homem arrogante, decidiu que ele ia humilhar a Morte até onde pudesse, e então pediu o poder de trazer pessoas de volta à vida. A Morte pegou uma pedra próxima ao rio e disse que com ela ele teria o poder de trazer pessoas da morte para a vida.

E então a Morte perguntou ao irmão mais novo o que ele queria, e ele que era o mais sábio e humilde, não confiava na Morte. Então ele pediu alguma coisa que o fizesse deixar o lugar sem ser seguido pela morte. E ela, contra a sua vontade, deu a ele sua própria capa de invisibilidade.”

- A Morte tinha uma capa de invisibilidade? - Harry interrompeu novamente.

- Assim ela pode espiar as pessoas, - disse Rony. - Às vezes ela se cansa de correr atrás deles balançando seus braços e fazendo ruídos aterrorizantes. Desculpe Hermione.

“Então a Morte ficou parada e deixou os três irmãos continuarem seus caminhos, e eles seguiram conversando sobre a aventura e os presentes da Morte. Então eles se separaram e cada um foi por um lado.

(Harry Potter, em: https://aminoapps.com/c/potter-amino-em-portugues/page/blog/os-melhores-trechos-dos-livros/DD0r_8mFPumLvp38kVGx3Neoma3dKoNw1j)

Sobre o trecho, “E a Morte falou com eles. Ela estava brava, pois tinha sido enganada por suas três novas vítimas, que tiraram dela os viajantes que morriam no rio.”, podemos tirar algumas conclusões:


I – A Morte estava brava com os três irmãos.

II – A Ponte, construída, magicamente, pelos irmãos, é o motivo da ira da morte, pois ninguém mais morreria no rio.

III – A Morte, por estar brava com os irmãos, considerou-os, naquele momento, como suas vítimas.


Está CORRETO o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • I, II, e III - CORRETAS

    Veja:

    “E a Morte falou com eles. Ela estava brava, pois tinha sido enganada por suas três novas vítimas, que tiraram dela os viajantes que morriam no rio."

  • Assertiva C

    I, II e III.

    I – A Morte estava brava com os três irmãos.

    II – A Ponte, construída, magicamente, pelos irmãos, é o motivo da ira da morte, pois ninguém mais morreria no rio.

    III – A Morte, por estar brava com os irmãos, considerou-os, naquele momento, como suas vítimas.

    "Só aqueles que desistiram de viver acham que os sonhos são impossíveis." Hyoga

  • Mais uma vez, discordo desse gabarito. O item III, na minha opinião, está incorreto. Não é verdade que a morte considerou-os suas novas vítimas "POR ESTAR BRAVA COM OS IRMÃO"; eles já seriam suas vítimas apenas por estarem ali e terem que atravessar o rio.

  • alternativa 3 nao ta correta nada consta no texto sobre a morte considerar eles como vitimas ela os considero como mas espertos que ela

  • Sobre o trecho, “E a Morte falou com eles. Ela estava brava, pois tinha sido enganada por suas três novas vítimas, que tiraram dela os viajantes que morriam no rio.”, podemos tirar algumas conclusões:

     A Morte, por estar brava com os irmãos, considerou-os, naquele momento, como suas vítimas????

    Pode estar em algum outro trecho do texto a conclusão acima, agora em relação ao trecho destacado pelo enunciado em momento algum se interpreta a conclusão da III.

  • Harry potter eas reliquias da morte parte 1

  • Não dá nem pra INFERIR que a morte considerou eles como vítimas.. forçou a barra esse gabarito

  • Excelente questão, eles pedem pra você avaliar o que está no trecho selecionado e na opção dois vc precisa ir ao texto para confirmar a resposta, pra falar a vdd vc só saberia que se tratava de "3 irmãos" recorrendo ao texto ¯\_(ツ)_/¯.

  • A Alternativa 3 em nenhum momento esteve correta. A morte ficou zangada por ter sido roubada 3 novas vitimas, que cairiam no rio. Mas o fato dela estar zangada não os considera como vitimas, pelo contrário, ela os vê como espertos e astutos.

  • Essa III me fez errar, errei aqui, erraria na prova

  • “E a Morte falou com eles. Ela estava brava, pois tinha sido enganada por suas três novas vítimas, que tiraram dela os viajantes que morriam no rio.”

    I – A Morte estava brava com os três irmãos.

    R: Correto é isso mesmo que diz o trecho.

    II – A Ponte, construída, magicamente, pelos irmãos, é o motivo da ira da morte, pois ninguém mais morreria no rio.

    R: Certo.

    A segunda questão complementa a primeira, pois a ira da morte ocorreu devido a construção da ponte que atrapalhou os objetivos da morte em tem ceifar vidas.

    III – A Morte, por estar brava com os irmãos, considerou-os, naquele momento, como suas vítimas.

    R: Observem que o trecho menciona os três personagem como, (Três novas vitimas). Se o texto nos da a entender como novas vitimas, podemos compreender que esse fato só ocorreu devido as circunstancias do momento, ou seja, por a morte estar brava com eles por terem atrapalhado seus intentos.

  • Que Banca Horrorosa!

  • Banca Omni e seus gabaritos "fonte: vozes da cabeça do examinador".