SóProvas


ID
5015029
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Santa Helena - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O aumento no número de casos de Coronavírus no Brasil, na chamada 1a onda, levou à suspensão de aulas da rede pública e privada em todo o país. A medida serviu para evitar aglomerações e deslocamentos. Sem aulas, estabelecimentos de ensino adotaram:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    O aumento no número de casos de coronavírus no Brasil levou à suspensão de aulas da rede pública e privada em todo o país. A medida serve para evitar aglomerações e deslocamentos. Segundo autoridades de saúde, uma das melhores formas de parar a transmissão de casos é ficar em isolamento social.

    Sem aulas, estabelecimentos de ensino têm adotado a educação a distância (EAD), com uso de computadores e atividades complementares, para dar continuidade à aprendizagem das crianças.

    FONTE: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2020/03/23/coronavirus-faz-educacao-a-distancia-esbarrar-no-desafio-do-acesso-a-internet-e-da-inexperiencia-dos-alunos.ghtml

  • Segundo a pesquisa publicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, (Inep), divulgada em julho de 2021, 99,3% das escolas brasileiras suspenderam as atividades presenciais durante a pandemia da Covid-19. 

    De acordo com a pesquisa do INEP, ao serem tomados em conta as escolas públicas que não tiveram condições de adoção de aulas on line, por volta de 88% delas estão localizadas no Norte e no Nordeste do país. Isso significa um universo de mais de 2300 escolas. E, nelas não foram adotadas quaisquer estratégias de ensino remoto durante o ano letivo de 2020, o que comprometeu o ensino em 2021. 

    Além disso, ao tratarmos de acesso à internet em domicílio, gratuito ou subsidiado pelo Estado, o levantamento feito pelo Inep mostra que 15,9% da rede estadual brasileira adotou medidas nesse sentido; na rede municipal, o número registrado foi de 2,2%. 
    De uma maneira geral este é o panorama das escolas públicas no Brasil da pandemia. Ou seja, desde março de 2020. 

    Uma das alternativas indica a forma de ensino que passou a ser usada , sempre que possível, para que o processo ensino-aprendizagem fosse mantido. 

    A) INCORRETA- Educação face à face é , comumente, a educação presencial. 

    B) INCORRETA- Educação off-line significa sem o uso da internet para ensino remoto. 

    C) CORRETA- Educação à distância ( EAD) é o nome que se dá à Educação remota. 

    D) INCORRETA- A suspensão da Educação não é uma opção válida para que continue o processo de Ensino 

    Gabarito do professor: Letra C.