SóProvas


ID
5015311
Banca
IBADE
Órgão
VIVA COMUNIDADE-VIVA RIO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Todas as ações de prevenção de doenças infecciosas e parasitárias são realizadas pela Vigilância Epidemiológica (VE) fornecendo importantes subsídios para o planejamento, organização e operacionalização dos serviços de saúde. Dentro das ações da vigilância, existe a Notificação Compulsória (NC), que se caracteriza como uma comunicação da ocorrência de determinada doença ou agravo à saúde que deve seguir as normas específicas orientadas pelo Ministério da Saúde (MS) para sua realização. A respeito dessas normas para notificação compulsória, é correto afirmar que a notificação:

Alternativas
Comentários
  • Questão mal formulada.

    No meu entendimento a letra A poderia estar correta, já que a notificação pode ser revelada para sociedade quando há risco, desde que haja a preservação do anonimato dos cidadãos e na letra B ela excluiu o fato de que há doenças de notificaçãos compulsória que só devem ser notificadas pós-confirmação.

    A Ficha de Notificação não deverá ser utilizada para as doenças que são notificadas somente após a confirmação como aids (menores de 13 anos e maiores de 13 anos), esquistossomose em área não endêmica, hanseníase, gestante HIV +, leishmaniose tegumentar americana, tuberculose, sífi lis congênita, sífi lis em gestante e as doenças relacionadas à saúde do trabalhador (acidente de trabalho com exposicão a material biológico, acidente de trabalho grave, câncer relacionado ao trabalho, dermatoses ocupacionais, Ler/Dort, Pair, pneumoconioses, transtornos mentais relacionados ao trabalho).

  • ALGUMAS DOEÇAS TEM Q TER A CONFIRMAÇÃO PARA NOTIFICAR. TOTALMENTE MAL ELABORADA,

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre Vigilância Epidemiológica (VE) e Notificação Compulsória (NC).


    A)
    Incorreto. A NC é sigilosa, não podendo ser divulgada fora do âmbito médico sanitário para alertar a comunidade. O alerta deve ser para a ocorrência da doença e não para a notificação especifica.


    B)
    Correto. Pode ser realizada com a simples suspeita da doença ou evento, não se deve aguardar a confirmação do caso para efetuá-la, podendo assim prevenir a disseminação e ocorrência de novos casos.


    C)
    Incorreto. Deve ser feita a autoridade sanitária por qualquer profissional de saúde, e não apenas por médicos ou enfermeiros, para fins de adoção de medidas de intervenção pertinentes evitando a notificação negativa ou dificuldade de investigação epidemiológica.


    D)
    Incorreto. Os formulários de notificação são do Ministério da saúde, e não próprios de cada unidade ou município. Normalmente é elaborado de acordo com a região de saúde pelas características de ocorrência de doenças que são predominantes em algumas localidades.


    E)
    Incorreto. O envio dos instrumentos de coleta de notificação deve ser feito em caso de suspeita e não  apenas com a confirmação do caso. Essa medida promove a vigilância e evita que apenas casos com notificação positiva sejam investigados.

     

    Resposta do Professor: B.