SóProvas


ID
5015320
Banca
IBADE
Órgão
VIVA COMUNIDADE-VIVA RIO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Tuberculose (TB) é uma infecção crônica e progressiva, frequentemente com um período de latência seguindo a infecção inicial. Causada pelo Mycobacterium tuberculosis, podendo acometer uma série de órgãos e/ou sistemas e suas manifestações incluem tosse produtiva, febre, perda ponderal e mal-estar. A apresentação da TB na forma pulmonar, além de ser mais frequente, é também a mais relevante para a saúde pública, pois é a forma pulmonar, especialmente a bacilífera, a responsável pela manutenção da cadeia de transmissão da doença. Na coleta de escarro espontâneo no domicílio, o profissional de Enfermagem deve passar as informações claras ao paciente quanto à sua coleta e orientá-lo com as seguintes medidas, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • AJUDA??????

  • Não sei mais nada! kkkk

  • Não se deve fazer a higiene oral antes da coleta de escarro

  • e) para a coleta, AO DESPERTAR PELA MANHÃ, lavar bem a boca, inspirar profundamente, prender a respiração por um instante e escarrar após forçar a tosse. Repetir essa operação até obter TRÊS eliminações de escarro.

    fonte: Manual de Recomendações para Controle da Tuberculose no Brasil

  • A questão pede a INCORRETA. A letra E trocou MANHÃ por NOITE. O correto é: Ao despertar pela MANHÃ...

  • Tem que ser duas coletas, uma na primeira consulta e em domicílio pela MANHÃ.

  • e essa letra B essa tampa para cima, tá estranho isso, era pra ser fechada o correto!

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre a Tuberculose (TB). A questão pede a alternativa errada.

     

    Na coleta de escarro espontâneo no domicílio, o profissional de Enfermagem deve passar as informações claras ao paciente quanto à sua coleta e orientá-lo com as seguintes medidas:


    A)
    Correto. Entregar o recipiente ao paciente, verificando se a tampa do pote fecha bem e se já está devidamente identificado (nome do paciente e a data da coleta no corpo do pote) para evitar vazamento e análise equivocada.


    B)
    Correto. Informar que o pote deve ser tampado e colocado em um saco plástico com a tampa para cima, cuidando para que permaneça nessa posição durante o transporte até a unidade de saúde para evitar vazamento da amostra e contaminação do saco.


    C)
    Correto. Orientar o paciente a lavar as mãos após o procedimento para evitar dispersar contaminação e transmissão através do contato com secreções.

    D)
    Correto. Na impossibilidade de envio imediato da amostra para o laboratório ou unidade de saúde, ela poderá ser conservada em geladeira comum até o dia seguinte sempre com frasco bem fechado.


    E)
    Incorreto. Coletar o escarro, preferencialmente, em jejum (para evitar resíduos alimentares na amostra de escarro); Para a coleta, durante a noite, higienizar a cavidade oral suavemente com escova umedecida com água (sem creme dental ou soluções antissépticas), após retirar as próteses dentárias, caso faça uso destas; inspirar profundamente, prender a respiração por um instante e escarrar (é indicado estimular a tosse, sem forçar). Repetir essa operação quantas vezes for necessário até obter o volume de 10 ml.

     

    Resposta do Professor: E.

     

    Referencia: Brasil. Ministério da Saúde. Guia de orientação para coleta do escarro. Brasília, 2014.  


  • O VOLUME É DE 5 A 10 ML.

  • O manual de 2002 afirma que o paciente deve obter amostra de e escarros fonte: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_controle_tuberculose.pdf, porém essa informação está desatualizada pois, o Manual de recomendações para o controle da tuberculose 2° edição atualizada 2019 afirma que são 3 eliminações na coleta de escarro:

    Procedimentos recomendados na orientação ao paciente para a coleta de escarro.

    Orientações ao paciente:

    1. Entregar o recipiente ao paciente, verificando se a tampa do pote fecha bem e se já está devidamente identificado (nome do paciente e a data da coleta no corpo do pote).

    2. Orientar o paciente quanto ao procedimento de coleta: ao despertar pela manhã, lavar bem a boca, inspirar profundamente, prender a respiração por um instante e escarrar após forçar a tosse. Repetir essa operação até obter três eliminações de escarro, evitando que ele escorra pela parede externa do pote.

    3. Informar que o pote deve ser tampado e colocado em um saco plástico com a tampa para cima, cuidando para que permaneça nessa posição durante o transporte até a unidade de saúde.

    4. Orientar o paciente a lavar as mãos após o procedimento.

    5. Na impossibilidade de envio imediato da amostra para o laboratório ou unidade de saúde, ela poderá ser conservada em geladeira comum até o dia seguinte

    Fonte: http://www.aids.gov.br/pt-br/pub/2019/manual-de-recomendacoes-para-o-controle-da-tuberculose-no-brasil

    Página: 63

    Orientações para Baciloscopia de acordo com o Guia de Vigilância em saúde 5° Edição 2021

    A baciloscopia de escarro para diagnóstico deve ser realizada em duas amostras:

    • Uma coletada na primeira consulta ou visita domiciliar (na identificação da pessoa com sintoma respiratório).

    (Intendamos que não importa o dia, hora ou turno no qual esse paciente sintomático respiratório seja atendido, obrigatoriamente deverá ser coletado uma amostra de escarro)

    • Outra coletada na manhã do dia seguinte, de preferência ao despertar, independentemente do resultado da primeira amostra.

    ( Neste caso sim, o paciente poderá seguir as orientações para coleta de escarro na manhã seguinte conforme descrito no manual acima no Manual de recomendações para o controle da tuberculose 2° edição atualizada 2019)

    Pelas informações citadas podemos concluir que o único erro da alternativa letra E do nosso gabarito

    constitui-se no número de amostra de escarro que até 2002 eram 2 mas no novo guia 2021 passaram a ser 3 amostras