SóProvas


ID
5016583
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

  A precarização do trabalho é um processo constitutivo do novo metabolismo social que se manifesta na reestruturação produtiva do capital e na formação do Estado neoliberal no Brasil. 


ALVES, Giovanni. Trabalho e reestruturação produtiva no Brasil neoliberal: precarização do trabalho e redundância salarial. In: Rev. Katálysis, Florianópolis, v. 12, n. 2, dez. 2009, p. 188-197, com adaptações.  

Em relação às feições do capitalismo neoliberal e considerando o texto motivador, julgue o item a seguir.


A crescente substituição ou alteração do padrão produtivo taylorista e fordista pelas formas produtivas flexibilizadas e desregulamentadas, das quais a chamada acumulação flexível e o modelo japonês ou toyotismo são exemplos, é uma das tendências do contexto de reestruturação produtiva e crise estrutural do capital.

Alternativas
Comentários
  • Apreender a gênese do processo desencadeador das transformações societárias - plenamente consolidadas nas décadas de 80/90 — e sua dimensão econômica. Segundo José Paulo Netto que situa como marco de referência, evidenciado pela falência de um padrão de crescimento como estratégia da globalização econômica dinamizada pelo grande capital fora substituída pelo modelo de "acumulação flexível". O padrão de crescimento substituído foi: fordista-keynesiano.