SóProvas


ID
5016601
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

  Para compreender as mudanças na dinâmica do capitalismo, é necessário reconhecer o significado histórico das crises no seu desenvolvimento. 


  MOTA, A. E. Crise contemporânea e as transformações na produção capitalista. In: Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009, com adaptações.  

Acerca das transformações contemporâneas no padrão de acumulação, julgue o item a seguir.


A experiência do Welfare State no Brasil deu-se a partir dos anos de 1940, com a criação de algumas políticas embrionárias de proteção e assistência social.

Alternativas
Comentários
  • E -no Brasil não houve estado de bem estar social.

  • No Brasil não houve esse período de Welfare State.

  • O Brasil nunca chegou a estruturar um Estado de Bem-estar semelhante aos dos países de Primeiro Mundo. Não obstante, o grau de intervenção estatal na economia nacional teve início na Era Vargas (1930-1945) e chegou ao auge durante o período da ditadura militar (1964-1985). Paradoxalmente, os mais beneficiados com os gastos públicos em infra-estrutura (nas áreas de telecomunicações, energia elétrica, auto-estradas etc) e construção de grandes empresas públicas foram, justamente, os empresários brasileiros e estrangeiros.... - Veja mais em https://educacao.uol.com.br/disciplinas/sociologia/estado-do-bem-estar-social-historia-e-crise-do-welfare-state.htm?cmpid=copiaecola

  • Welfare state: responsabilidade do Estado na proteção social.

    O Welfare State não foi adotado de forma "pura", livre de elementos liberais; houve uma variação em suas caraterísticas e formas, de acordo com cada PAÍS..

    ....................................

    ALGUNS AUTORES RELATAM --> que no exemplo do Brasil, nunca sequer houve um período de Welfare State.

    ABREU FALA QUE EXISTIU....

    • Para (ABREU,2011,P.78), no Brasil ,o welfare State acontece com o projeto populista, a partir de 1930,''no período getulista mediante implementação de politicas sociais de cunho clientelista e paternalista, próprias de um padrão assistencial e de filantropia estatal''

    .............................................

    MOTA FALA QUE NÃO EXISTIU .. (A QUESTÃO PEDE DE ACORDO COM MOTA)

    • Diferente da trajetória que determinou o Welfare, o desenvolvimentismo no Brasil foi resultado de um processo de modernização conservadora que consolidou a industrialização e o crescimento econômico, mas que não redistribuiu os resultados dessa expansão com a maioria da população trabalhadora. Merece, portanto, ser ressaltada a inexistência da experiência welfareana no Brasil apesar da criação de algumas políticas de proteção social, instituídas a partir dos anos 40, mas somente redefinidas nos anos 80, quando se instituem as bases formais e legais do que poderia ser um Estado de Bem‐Estar Social, na Constituição de 1988 (MOTA, 2006).

    -->A QUESTÃO TORNA SE ERRADA QUADO FALA QUE A'' EXPERIÊNCIA DO WELFARE STATE NO BRASIL DEU-SE A PARTIR DOS ANOS 1940''... DE ACORDO COM MOTA ESSA ''EXPERIÊNCIA'' NÃO EXISTIU.