SóProvas


ID
5016610
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

  Para compreender as mudanças na dinâmica do capitalismo, é necessário reconhecer o significado histórico das crises no seu desenvolvimento. 


  MOTA, A. E. Crise contemporânea e as transformações na produção capitalista. In: Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009, com adaptações.  

Acerca das transformações contemporâneas no padrão de acumulação, julgue o item a seguir.


Ao contrário do que ocorria no século 20, quando predominavam as concentrações operárias em uma mesma fábrica, cidade, região ou em um país, e expandiam-se os sistemas de seguridade social, o capitalismo contemporâneo prima por desterritorializar o trabalho e as mercadorias e por precarizar as condições e as relações de trabalho, afetando sobremaneira as circunstâncias de vida dos trabalhadores e a sua capacidade de organização e resistência.

Alternativas
Comentários
  • "Ao contrário do que ocorria no século XX, quando predominavam as concentrações operárias numa mesma fábrica, cidade, região ou país e se expandiam os sistemas de seguridade social, o capitalismo contemporâneo prima por desterritorializar o trabalho e as mercadorias e por precarizar as condições e relações de trabalho, afetando sobremaneira as condições de vida dos trabalhadores e a sua capacidade de organização e resistência" (Artigo: Crise contemporância e as transformações na produção capitalista, p. 11)

    Assim, o capitalismo na contemporaneidade é caracterizado pela acumulação flexível, pela descentralização, terceirização e reestruturação produtivo, e isso afeta a vida dos trabalhadores e seu processo de se organizar enquanto classe.