SóProvas


ID
5016619
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

  Na formação social brasileira, um dos traços típicos do desenvolvimento capitalista consistiu precisamente em que se deu sem realizar as transformações estruturais que, noutras formações, constituíram as suas pré-condições. 


NETTO, J. P. Ditadura e Serviço Social: uma análise do Serviço Social no Brasil pós-64. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1996, com adaptações. 



Quanto à formação social, política e econômica do Brasil, julgue o item a seguir.


No Brasil, o desenvolvimento capitalista operou-se na contramão do atraso, mediante um processo de ruptura que tinha como horizonte superar o passado e criar estruturas mais complexas, funcionais e integradas.

Alternativas
Comentários
  • Gab: Errado

    Artigo - A VIA NÃO CLÁSSICA DE REVOLUÇÃO BURGUESA E DESENVOLVIMENTO CAPITALISTA NO BRASIL: POLÊMICAS E SUPERAÇÕES. Davi Machado Perez

    No Brasil, o desenvolvimento capitalista não se operou contra o “atraso”, mas mediante a sua contínua reposição em patamares mais complexos, funcionais e integrados.

  • ERRADA..

    Nesta perspectiva, são três os fenômenos ocorridos no Brasil citados por Netto (1996) que resultam das particularidades histórico-culturais, sociais e econômicas e que desenham a particularidade brasileira.

    • O primeiro deles é o de que no Brasil a modernização não precisou quebrar com as estruturas anteriores, o que houve foi um arranjo de interesses para que o país entrasse para o mercado mundial capitalista sem abrir mão dos privilégios que obtinha a classe no poder.

    • Ocorre que “No Brasil, o desenvolvimento capitalista não se operou contra o “atraso”, mas mediante a sua contínua reposição em patamares mais complexos, funcionais e integrados.” (NETTO, 1996, p.18).

    -->Ocorre uma modernização na qual se conserva as estruturas anteriores.