SóProvas


ID
5016700
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

  Constatam-se algumas tendências problemáticas de referenciais teórico-metodológicos desenvolvidos no âmbito da relação do Serviço Social com as organizações, os movimentos e as lutas sociais. 


DURIGUETTO, M. L. Movimentos sociais e Serviço Social no Brasil pós-anos 1990: desafios e perspectivas. In: ABRAMIDES, M. B.; DURIGUETTO, M. L. (Orgs.). Movimentos sociais e Serviço Social: relação necessária. São Paulo: Cortez, 2014, p. 177-194, com adaptações.  

Acerca do tema do texto, julgue o item a seguir.


A permanência do messianismo na atuação junto aos movimentos e às lutas sociais potencializa o alcance da intervenção profissional, reafirmando seu estatuto assalariado.

Alternativas
Comentários
  • Iamamoto afirma que também é necessário evitar o Messianismo profissional, pois quando o assistente social tem sua ação baseada nessa perspectiva ele passa a ter “ uma visão heróica do Serviço Social, que reforça unilateralmente a subjetividade dos sujeitos, a sua vontade política sem confrontá-la com as possibilidades e limites da realidade social”. (Iamamoto, 2000, p.21).

  • Gab: Errado

    falando de um jeito simples.:

    serviço social nos tempos atuais não é caridade, é sim um direito da população.

    Messianismo: achar que vai salvar vidas.

    Fatalismo: achar que não pode fazer nada.

    Endogenismo: acha que o serviço social é uma evolução da caridade.