SóProvas


ID
5016733
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

  As políticas que integram a seguridade social brasileira, longe de formarem um amplo e articulado mecanismo de proteção, adquiriram a perversa posição de conformarem uma unidade contraditória. 


MOTA, A. E. A centralidade da assistência social na Seguridade Social brasileira nos anos 2000. In: ______. (Org.) O mito da assistência social: ensaios sobre Estado, Política e Sociedade. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2010, p. 133-146.  

Em relação às feições da seguridade social no Brasil, julgue o item a seguir.


O momento político que marcou a definição da seguridade social na Constituição de 1988 pode ser reconhecido como expressão de resistência e autonomia dos setores progressistas da sociedade brasileira, sobretudo em virtude de um cenário internacional favorável a toda e qualquer iniciativa de intervenção social do Estado.

Alternativas
Comentários
  • Gab: Errado

    Artigo: Serviço Social e Seguridade Social: uma agenda recorrente e desafiante. Ana Elizabete Mota.

    Apesar de tudo, é importante destacar que o momento político que marcou a definição da Seguridade Social na Constituição de 1988 deve ser reconhecido como expressão de resistência e autonomia dos setores progressistas da sociedade brasileira, já que o cenário internacional era adverso a qualquer iniciativa de intervenção social do Estado em face do avanço das críticas neoliberais ao Welfare State nos países desenvolvidos.

  • ERRADO

    O cenário internacional era adverso a qualquer iniciativa de intervenção social do Estado em face do avanço das críticas neoliberais ao Welfare State nos países desenvolvidos.

  • Respondi essa questão pensando que o cenário de redemocratização do Brasil foi na década de oitenta, época em que o neoliberalismo já estava no cenário mundial desde a década de setenta, então esse cenário é totalmente adverso. Vale destacar que na década de noventa o neoliberalismo chega ao Brasil.

    Deus nos abençoe!