SóProvas


ID
5016826
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

  As raízes do conservadorismo ainda estão bem vivas no chão do Serviço Social, o que não poderia ser diferente, uma vez que uma profissão não é uma bolha e, assim como o conservadorismo tem encontrado espaço fértil para sua expressão na sociedade como um todo, encontra também espaço entre os (as) assistentes sociais. 


CARDOSO, P. F. G. Ética e formação profissional em Serviço Social: do conservadorismo à emancipação. Rev. Katálysis, Florianópolis, v. 20, n. 3, p. 325-334, dez. 2017, com adaptações. 

Quanto ao avanço do conservadorismo e às questões éticas contemporâneas no Serviço Social, julgue o item a seguir.


A incorporação do pensamento pós-moderno nos currículos ratifica o pluralismo como um dos princípios da profissão presentes no Código de Ética e nas Diretrizes Curriculares, e não deve ser entendida como um dos traços conservadores que encontram espaço na formação e no exercício profissionais.

Alternativas
Comentários
  • O Pós-modernismo18 surgiu em meio a este clima de economia vodu, de construção e de exibição de imagens políticas e de uma nova forma de classe social. A existência de alguns vínculos entre essa eclosão pós-moderna, a construção de imagens de Ronald Reagan, a tentativa de desconstruir instituições tradicionais de poder da classe trabalhadora (os sindicatos e os partidos de esquerda) e o mascaramento dos efeitos sociais da política econômica de privilégios deveria ser bastante evidente. Uma retórica que justifica a falta de moradias, o desemprego, o empobrecimento crescente, a perda de poder etc. apelando a valores supostamente tradicionais de autoconfiança e capacidade de empreender também vai saudar com a mesma liberdade a passagem da ética para a estética como sistema de valores dominante (HARVEY, 1992, p. 301).

    Com isso, o movimento pós-modernista nos remete a um lugar de instabilidade e insegurança. Coloca-nos no meio da desordem das ideias concretas, sem visões delimitadas, constituído essencialmente através de interpretações da subjetividade humana em sua permanente mutação, estando hoje na contramão da viabilização do atendimento às demandas de projetos profissionais e de sua articulação aos ideais de projetos societários democráticos. Com isso, promove o processo de individualização das lutas, desarticulação das categorias sociais coletivas, fragmentando o processo

    18 Em 2002, o professor José Paula Netto, ministrando sua aula inaugural do Programa de Estudos de PósGraduação em Serviço Social da PUC-SP, intitulada Pós-modernidade: gênese, significado histórico e traços constitutivos, reconhece o pós-modernismo como uma ideologia, com suas multiformas, expressados em fatos, derivados da causalidade de um sistema em movimento resultante de uma historicidade da ação humana, onde os fenômenos encontram sua implicação, expressam-se e permitem uma linha de raciocínio coerente que os expliquem.

    FONTE: O PENSAMENTO PÓS-MODERNO E OS DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS AO PROJETO ÉTICO-POLÍTICO DO SERVIÇO SOCIAL - Bismarck Oliveira da Silva Maria Tereza de Oliveira

    file:///C:/Users/Andreia/Desktop/Concurso/PBH/Mat%20apoio%20para%20estudos%20avan%C3%A7ados/Pos-moderno%20aliado%20a%20profiss%C3%A3o%20SS.pdf