SóProvas


ID
5016973
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

    Um conhecimento, para ser considerado científico, requer um objeto específico de estudo. [...] Qual é, então, o objeto específico de estudo da psicologia? [...] Se dermos a palavra a um psicólogo comportamental, ele dirá: “o objeto de estudo da psicologia é o comportamento humano”. Se a palavra for dada a um psicólogo psicanalista, ele dirá: “o objeto de estudo da psicologia é o inconsciente”. Outros dirão que é a consciência humana, e outros, ainda, a personalidade.

BOCK, A. M. B.; TEIXEIRA, M. de L. T.; FURTADO. O. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. 15. ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2018, p. 2, com adaptações.

Considerando a multiplicidade dos objetos de estudos psicológicos desenvolvidos a partir do século 19, julgue o item a seguir.


O Manifesto Behaviorista, importante artigo escrito por B. F. Skinner, é um marco histórico para o surgimento do behaviorismo.

Alternativas
Comentários
  • Errado. Manifesto Behaviorista foi escrito por Watson.

  • O artigo "Terms" (1945) é que inaugura o Behaviorismo Radical de B. F. Skinner.

    A compreensão da proposta de B.F.Skinner para a psicologia é vista como um bom começo para o estudo das características atuais do behaviorismo radical. Em geral, Skinner apresenta e detalha sua proposta confrontando-a com outras propostas já existentes e aceitas na psicologia. Pretende-se acompanhar parte desta apresentação, analisando as principais contraposições afirmadas por Skinner entre o behaviorismo radical e outras propostas então em vigor na psicologia, em três textos desse autor: The operational analysis of psychological terms (1945), Behaviorism at fifty (1963) e o primeiro capítulo de About behaviorism (1974). Acredita-se que seja possível, em cada um deles, destacar um aspecto como ilustrativo de uma contraposição de Skinner; assim, no primeiro deles, o aspecto destacado é o método a ser adotado nos estudos em psicologia, no segundo, o objeto ao qual ela se dedica e no terceiro, o modelo de causalidade que deve dirigir o estudo do objeto e a seleção dos métodos.

  • Sem paciência para essas questões que não aferem conhecimento, só a capacidade do candidato de decorar informações. '--'