SóProvas


ID
5016982
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

    A medida em ciências do comportamento, notadamente na psicologia, deveria ser chamada puramente de psicometria, similarmente ao que ocorre em ciências afins a ela, em que se fala de sociometria, econometria, politicometria etc. [...] De qualquer forma, a psicometria ou medida em psicologia se insere dentro da teoria da medida em geral que, por sua vez, desenvolve uma discussão epistemológica em torno da utilização do símbolo matemático (o número) no estudo científico dos fenômenos naturais.

PASQUALI, L. Teoria e métodos de medida em ciências do comportamento.

Brasília: INEP, 1996, p. 21, com adaptações. 

Com relação às teorias em psicometria, julgue o item a seguir.


São considerados problemas básicos da teoria da medida em psicologia o isomorfismo ou a representação, a unicidade de representação e o erro.

Alternativas
Comentários
  • A natureza da medida implica alguns problemas básicos, dentre os quais três devem ser mencionados (Luce, Suppes, 1986; Suppes, Zinnes, 1963; Campbell, 1928, 1938): a representação, a unicidade e o erro.  

    O problema da representação ou o isomorfismo

    O problema central da medida consiste em justificar a legitimidade de se passar de procedimentos e operações empíricos (a observação) para uma representação numérica destes procedimentos. É justificável designar ou expressar objetos ou fenômenos naturais através de números? Sim, se nesta designação se salvarem tanto as propriedades estruturais do número quanto as características próprias dos atributos dos fenômenos empíricos. Trata-se do teorema da representação. 

    O problema da unicidade da representação

    Este problema diz respeito ao fato de que uma representação 'x' de um atributo natural seria a única viável e possível ou que a tal representação é a mais adequada que se possa imaginar para descrever o atributo em questão. Assim, por exemplo, a massa das coisas não pode ser descrita melhor ou pode ser descrita somente em termos de peso, este expresso em termos de quilogramas: não haveria outra maneira possível de se descrever massa. O teorema da unicidade define o nível de escala de medida; em outras palavras, ele define se a escala obtida será ordinal, intervalar, etc.

    O problema do erro

    A observação dos fenômenos empíricos é sempre sujeita a erros devidos tanto ao instrumental de observação (os sentidos e suas extensões através de instrumentos tecnológicos) quanto a diferenças individuais do observador, além de erros aleatórios, sem causas identificáveis. Assim, tipicamente toda e qualquer medida vem acompanhada de erros e, por conseqüência, o número que descreve um fenômeno empírico deve vir acompanhado de algum indicador do erro provável, o qual será analisado dentro de teorias estatísticas para determinar se o valor encontrado e que descreve o atributo empírico está dentro dos limites de aceitabilidade de medida. 

    PASQUALI, L. Teoria e métodos de medida em ciências do comportamento. Brasília: INEP, 1996, p. 21, com adaptações.