SóProvas


ID
5017018
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considere um paciente de 46 anos de idade que sofreu um acidente automobilístico, o que sugere a ocorrência de trauma cranioencefálico. O paciente relata, após algum tempo de internação para tratamento dos respectivos agravos, que sente dificuldade em fixar as próprias ideias em qualquer coisa por algum tempo, além de frequentemente se perguntar onde está. Relata também que, às vezes, não percebe que algum ente próximo está chamando por ele; que até escuta o som do próprio nome, mas não se reconhece nesse chamado. A família relata que, desde o acidente, o paciente tem dificuldade de se lembrar de eventos cotidianos, como o que comeu no café da manhã ou o que fez no dia anterior. Atualmente, o paciente encontra-se em reabilitação neuropsicológica. 

Tendo em vista esse caso clínico e os conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.


Na anamnese, foi verificada a ausência de casos de transtornos de ordem esquizofrênica no histórico familiar do paciente, portanto, a hipótese de hipoproxesia deve ser descartada.

Alternativas
Comentários
  • O paciente relata, após algum tempo de internação para tratamento dos respectivos agravos, que sente dificuldade em fixar as próprias ideias em qualquer coisa por algum tempo.

    Hipoprosexia é um termo médico para a dificuldade em manter a concentração. 

  •   Psicopatologia da atenção:

    HIPOPROSAXIA: diminuição global da atenção; que no caso do pct fica evidente.

    Uma correção na resposta da colega Patrícia: HIPOTENACIDADE é o termo correto para indicar a "dificuldade em fixar as próprias ideias em qualquer coisa por algum tempo".

    O erro da questão está em associar a esquizofrenia (alteração psicopatológica DO JUÍZO DE REALIDADE) à hipoprosaxia (alteração psicopatológica da ATENÇÃO).

  • Gabarito: errado!

    Uma coisa nada tem a ver com a outra, já que nos quadros de esquizofrenia não é comum termos prejuízo da atenção e, portanto, não há como descartar um quadro que não se relaciona.

    O paciente apresenta hipoprosexia, dado que não se relaciona com o perfil do esquizofrênico.

    Cuidado com as pegadinhas.

    Dattebayo.