SóProvas


ID
5017063
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Um homem de 63 anos de idade é um paciente antigo da ala psiquiátrica de um tradicional instituto de saúde mental da sua região. Está institucionalizado há 36 anos, tendo perdido seus vínculos familiares e comunitários originais. É conhecido por ser inteligente e articulado, mas também agitado e com pensamentos de onipotência, como nas diversas situações em que afirma ser “irmão de Deus”, enviado para libertar a humanidade do satanismo. Frequentemente, o paciente fica sentado em uma cadeira no pátio da instituição, de forma que é possível perceber a boca dele se contraindo, bem como a respectiva cabeça que, constantemente, se contrai para o lado esquerdo, de maneira involuntária. O paciente passa boa parte do dia sentado nessa cadeira, quase imóvel, com olhar vago em uma única direção. No horário do almoço, cotidianamente, algum enfermeiro se aproxima do paciente e o convida para almoçar, ao que ele responde, prontamente, caminhando em direção ao refeitório. Costuma iniciar a refeição usando as mãos para levar o alimento até a boca, mas, sempre que é repreendido por algum cuidador, passa a utilizar os talheres disponíveis. A equipe relata que o paciente realiza as próprias atividades fisiológicas de maneira independente, mas que necessita, continuamente, de ser lembrado pela equipe de ir ao banheiro, beber água etc. Regularmente, a instituição que acolhe o paciente recebe visitas de estudantes de psicologia e de psiquiatria, e ele sempre é entrevistado por tais estudantes. Relata, nessas ocasiões, o respectivo grau de parentesco com Deus e adentra um diálogo acerca de sua missão divina, mas, sempre que indagado quanto a pontos da própria história, age como se tivesse se esquecido do que estava falando, afirmando sempre “não sei, não lembro”. A rotina desse paciente tem sido essa, com pouquíssimas mudanças ao longo dos últimos 36 anos.  

A respeito desse caso clínico e com base nos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.


É correto afirmar que o paciente apresenta sintomas positivos.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO CORRETO

    Sintomas positivos são aspectos comportamentais que não faziam parte do repertório do indivíduo antes da transtorno.

    Os principais sintomas positivos associados à esquizofrenia são os seguintes:

    • Alucinações auditivas. São o tipo mais frequente de alucinação, embora também possa haver alucinações visuais, somáticas ou mesmo gustativas. Geralmente, são vozes que falam com o paciente ou o chamam de maneiras diferentes. As vozes podem ser masculinas, femininas, familiares ou desconhecidas. Menos comum do que as vozes seria ouvir ruídos como músicas ou cliques. Em algumas ocasiões, o paciente diz que ouve vozes falando umas com as outras, comentando sobre ele.
    • Ideias delirantes. Os delírios são histórias que o paciente comenta com grande convicção sem perceber que são o produto de sua própria mente; ao contrário do que aconteceria com ideias obsessivas, por exemplo. A modificação do delírio, portanto, é quase impossível por mais que tentemos convencer a pessoa de que o que ela está dizendo não tem lógica ou coerência.
    • Comportamento extravagante
    • Alterações na linguagem

  • Delírios são sintomas positivos.