SóProvas


ID
5017153
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em relação ao caso clínico anteriormente relatado, uma das irmãs mais novas do paciente descrito tem 7 anos de idade e está frequentando a escola pública do próprio bairro, cursando atualmente o primeiro ano do ensino fundamental. Em uma das visitas domiciliares na casa da mãe dos pacientes, a equipe de Saúde da Família (eSF) recebeu a queixa de que a menina estava querendo abandonar a escola e que estava apresentando diversos problemas de aprendizagem e comportamentos inadequados no contexto escolar, além de frequentemente demonstrar medo, ansiedade e insegurança. Diante disso a eSF resolveu encaminhar a paciente a um serviço especializado de psicologia e psicopedagogia, a fim de realizar uma avaliação psicológica. O processo de avaliação psicológica foi, então, iniciado e consistiu de um total de nove encontros.  

Considerando esse caso clínico e os conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.


O início do processo de avaliação psicológica da paciente deve ocorrer com uma entrevista de anamnese aplicada com a presença da genitora.

Alternativas
Comentários
  • O que eu não entendi é porque precisa da presença da genitora se o código de ética diz que "8º do Código de Ética Profissional do Psicólogo informa que “para realizar atendimento não eventual de criança, adolescente ou interdito, o psicólogo deverá obter autorização de ao menos um de seus responsáveis, observadas as determinações da legislação vigente”.

  • Marquei errado, por levar em conta isso aí do Código de ética tbm...

  • E eu marquei errado por que está escrito: "DEVE ocorrer com uma entrevista de anamnese". E se o psicólogo optar por uma entrevista menos padronizada a exemplo da semiestruturada ou não-estruturada? Até onde li na literatura, hoje em dia a anamnese tem pouca utilidade clínica. Além disso, tem essa questão do código de ética mesmo. Seria obrigatório a presença da mãe? Por que o enunciado traz que DEVE.

  • Pessoal ! Durante a Anamnese algumas questões devem ser consideradas fundamentais, principalmente quando for Estruturada. O comportamento da criança descrito no caso acima pode sugerir uma possível patologia, desa forma, algumas questões relacionados a gravidez, questões genéticas, período pós natal e meses e anos iniciais da criança são de extrema importância para um possível diagnóstico. Dessa forma, considerando o caso descrito, a presença dos genitores se faz necessária principalmente em pacientes nessa faixa etária.