A primeira metade do século vê a luta pela independência das colônias ibéricas na América. A proposta dos revolucionários era de não só alcançar a liberdade em relação ao colonizador europeu como também estabelecer Estados a partir de parâmetros liberais, tendo como exemplos a formação dos Estados Unidos e a Revolução Francesa
O tema é comumente tratado pelos currículos de História dos ensinos fundamental e médio. Não apresenta maiores dificuldades.
Uma das alternativas apresenta uma afirmativa correta acerca do processo de libertação da América Espanhola, na primeira metade do século XIX:
A) INCORRETA - O Estado que tem intensa participação, por interesses econômicos e estratégicos, nos processos de independência é a então poderosa Grã- Bretanha.
B) CORRETA- Vários grupos sociais participaram das lutas de libertação, com interesses diversos e, até mesmo conflitantes, o que vai resultar em disputas após a independência, quando da formação dos novos Estados.
C) INCORRETA- O sonho de Simon Bolivar era a formação da uma confederação de grandes Estados hispânicos, o que não se concretizou. Houve, na verdade, o esfacelamento da antiga América espanhola em função da diversidade de interesses e de projetos.
D) INCORRETA – Com a independência a situação dos nativos piorou pois os proprietários avançaram sobre as terras tribais. E a herança espanhola não se desfaz .
E) INCORRETA- Um dos grupos que lutou pela libertação foi a burguesia mas, sua proposta não era igualitária.
Gabarito do Professor: Letra B.