SóProvas


ID
5017561
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

    Com o fim da Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos se viram numa situação privilegiada, como a mais forte, coesa e próspera economia mundial. O governo americano coordenou um vasto plano de apoio para recuperar as economias capitalistas da Europa Ocidental, já no contexto da Guerra Fria. As agitações revolucionárias na Ásia, África e América Latina forçariam desdobramentos dos investimentos americanos também para essas áreas.

    O resultado desse conjunto de medidas foi um crescimento econômico sem precedentes das economias industriais. Entre 1953 e 1975 a taxa de produção industrial cresceu na escala extraordinária de seis por cento ao ano. O crescimento da riqueza foi de cerca de quatro por cento per capita em todo esse período. Mesmo com a crise do petróleo, que atingiu e abateu os mercados entre 1973 e 1980, o crescimento continuou, embora reduzido a cerca de dois e meio por cento ao ano, o que ainda era uma escala notável.

(Nicolau Sevcenko. A corrida para o século XXI: no loop da montanha-russa, 2001. Adaptado.)

O apoio à recuperação das economias capitalistas da Europa Ocidental e os investimentos na Ásia, na África e na América Latina, mencionados no texto, correspondem à atuação dos Estados Unidos

Alternativas
Comentários
  • Estando novamente com o domínio econômico no lados dos países capitalistas, os Estados Unidos ambicionavam a expansão do seu modelo financeiro, sem retirar a ordem: o mundo para os americanos. O fato é que todo o auxílio prestado pelos Estados Unidos durante a segunda metade do século XX deu-se pela tentativa de "vencer" uma cortina de ferro, ultrapassar o muro do socialismo e subjugar todos os países. Não há espaço para multicultura, apenas para a única cultura: consumista. Mais do que disputar comércios locais, o foco era o comércio global. Além disso, não houve um declínio oficializado na ala militar de alguns países da Europa Ocidental (vide o fim da Segunda Guerra.

    Gabarito coeso: C

    EsPCEx 2022

  • Os Estados Unidos e a União Soviética saíram como potências mundiais e vencedoras da Segunda Guerra Mundial. A Guerra Fria iniciou-se logo em seguida como um conflito geopolítico marcado pela polarização entre os dois Estados. Assim foi com a corrida armamentista e com a corrida espacial, na qual demonstravam em seus discursos agressivos a sua capacidade bélica e tecnológica.
    O mundo foi dividido nos países que viviam sob a influência americana no Bloco Ocidental capitalista e sob a influência soviética no Bloco Oriental socialista. Alguns países tentaram viver fora desta polarização. Tanto os Estados Unidos como a União Soviética elaboravam estratégias – violentas ou não - para manter e ampliar a quantidade de nações aliadas para seus blocos.
    O texto mencionado na questão se refere ao Plano Marshall , ou Plano de Recuperação Europeia , que foi um programa dos Estados Unidos para auxiliar a recuperação econômica e social das nações europeias aliadas após o fim da II Guerra Mundial. Assim, os países que fossem ajudados pelos Estados Unidos tinham ajuda financeira para recuperar seus territórios e suas economias e, como capitalistas – “ democratas" do Bloco Ocidental impediam o avanço do socialismo na Europa. 
    Pede-se que seja assinalada a alternativa que demonstra uma forma de ação dos EUA dentro da lógica da Guerra Fria. 
    A) INCORRETA - Os Estados Unidos defendiam a posição ideológica capitalista e imperialista, na qual defendia a manutenção do capitalismo, apresentado como símbolo da liberdade e da democracia.
    B) INCORRETA – A disputa dos Estados Unidos era contra o socialismo e seu avanço no mundo Ocidental, além de ir de encontro ao desenvolvimento militar e tecnológico da União Soviética. A disputa é por manutenção e aumento de áreas de influência.
    C) CORRETA – A atuação dos Estados Unidos com a corrida armamentista e o desenvolvimento militar e tecnológico com a corrida espacial, visavam demonstrar força ao bloco socialista. O apoio econômico e ideológico a outros países, principalmente os beneficiados, pelo Plano Marshall tem o objetivo de conseguir manter nações alinhadas com o capitalismo ocidental, impedindo o avanço do socialismo. 
    D) INCORRETA – O mundo era dividido geopoliticamente, sendo assim as ajudas oferecidas pelo governo americano tinham como objetivo manter e angariar aliados nas nações auxiliadas para impedir o progresso soviético. 
    E) INCORRETA – O Plano Marshall tinha por objetivo recuperar os países que foram impactados pelo conflito bélico e pelos bombardeios durante a Guerra. O interesse era de que eles fossem aliados estratégicos para impedir o avanço do socialismo na Europa. 

    Gabarito do Professor: Letra C.
  • Plano Marshall -> reconstrução Asia e Europa -> fortalecimento de posições anti-socialistas e a anti-comunistas -> cortina de ferro -> OTAN

  • O Plano Marshall foi uma ajuda financeira dos Estados Unidos para reconstruir a Europa após o final da Segunda Guerra Mundial. Os principais objetivos desse plano eram garantir o apoio dos países da Europa Ocidental ao lado norte-americano e evitar o avanço da União Soviética sobre o Ocidente.