Os Estados Unidos e a União Soviética saíram como potências mundiais e vencedoras da Segunda Guerra Mundial. A Guerra Fria iniciou-se logo em seguida como um conflito geopolítico marcado pela polarização entre os dois Estados. Assim foi com a corrida armamentista e com a corrida espacial, na qual demonstravam em seus discursos agressivos a sua capacidade bélica e tecnológica.
O mundo foi dividido nos países que viviam sob a influência americana no Bloco Ocidental capitalista e sob a influência soviética no Bloco Oriental socialista. Alguns países tentaram viver fora desta polarização. Tanto os Estados Unidos como a União Soviética elaboravam estratégias – violentas ou não - para manter e ampliar a quantidade de nações aliadas para seus blocos.
O texto mencionado na questão se refere ao Plano Marshall , ou Plano de Recuperação Europeia , que foi um programa dos Estados Unidos para auxiliar a recuperação econômica e social das nações europeias aliadas após o fim da II Guerra Mundial. Assim, os países que fossem ajudados pelos Estados Unidos tinham ajuda financeira para recuperar seus territórios e suas economias e, como capitalistas – “ democratas" do Bloco Ocidental impediam o avanço do socialismo na Europa.
Pede-se que seja assinalada a alternativa que demonstra uma forma de ação dos EUA dentro da lógica da Guerra Fria.
A) INCORRETA - Os Estados Unidos defendiam a posição ideológica capitalista e imperialista, na qual defendia a manutenção do capitalismo, apresentado como símbolo da liberdade e da democracia.
B) INCORRETA – A disputa dos Estados Unidos era contra o socialismo e seu avanço no mundo Ocidental, além de ir de encontro ao desenvolvimento militar e tecnológico da União Soviética. A disputa é por manutenção e aumento de áreas de influência.
C) CORRETA – A atuação dos Estados Unidos com a corrida armamentista e o desenvolvimento militar e tecnológico com a corrida espacial, visavam demonstrar força ao bloco socialista. O apoio econômico e ideológico a outros países, principalmente os beneficiados, pelo Plano Marshall tem o objetivo de conseguir manter nações alinhadas com o capitalismo ocidental, impedindo o avanço do socialismo.
D) INCORRETA – O mundo era dividido geopoliticamente, sendo assim as ajudas oferecidas pelo governo americano tinham como objetivo manter e angariar aliados nas nações auxiliadas para impedir o progresso soviético.
E) INCORRETA – O Plano Marshall tinha por objetivo recuperar os países que foram impactados pelo conflito bélico e pelos bombardeios durante a Guerra. O interesse era de que eles fossem aliados estratégicos para impedir o avanço do socialismo na Europa.
Gabarito do Professor: Letra C.