SóProvas


ID
5017564
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Quinta-feira, 14 de novembro de 1991


Para checheno, russos impõem “terror real”

    O presidente da Checheno-Ingushia (Cáucaso, sul da Rússia) declarou ontem que a Rússia prepara uma campanha desestabilizadora contra seu país. O Parlamento russo exigiu uma “solução pacífica” e o envio de um grupo de deputados para a negociação.


Segunda-feira, 18 de novembro de 1991

Sérvios derrotam croatas em Vukovar

Croácia admite a perda da cidade para o Exército iugoslavo,

que a sitiava há 86 dias


    A Croácia admitiu ter perdido militarmente para o Exército iugoslavo a cidade sitiada de Vukovar. A queda de Vukovar é uma das piores derrotas sofridas pela Croácia.


Segunda-feira, 16 de maio de 1994

Combate se intensifica na Bósnia

Sérvios e muçulmanos ignoram apelo internacional por diálogo;

denunciadas novas atrocidades


    Tropas muçulmanas e sérvias intensificaram os combates na região de Tuzla, nordeste da Bósnia, ameaçando jogar por terra o esforço por novas conversações de paz. Os novos combates indicam que sérvios e muçulmanos não estão dispostos a aceitar os apelos internacionais por novas conversações.

(https://acervo.folha.com.br. Adaptado.)

Essas notícias têm em comum conflitos que envolvem questões

Alternativas
Comentários
  • Os trechos apresentam conflitos em várias partes da Europa do leste e dentro da antiga União Soviética. Todos eles acontecidos depois do desmantelamento da URSS, do Pacto de Varsóvia e do socialismo de molde russo.
    A grande questão é a formação de Estados nacionais após o esfacelamento do domínio soviético na região, assim como o desmonte da própria URSS. Disputas e rixas antigas , abafadas por anos de dominações sucessivas – impérios russo, austro-húngaro ,otomano além da dominação franco-inglesa e depois controle soviético – explodem, muitas vezes sem limites como aquele entre croatas, sérvios e bósnios, antes “unidos" na Iugoslávia. Uma das alternativas caracteriza corretamente os conflitos.
    A) INCORRETA- Os conflitos não são imperialistas . A afirmativa não apresenta lógica.
    B) INCORRETA- Parte dos problemas entre os povos da Europa do Leste eram de caráter territorial. No entanto, não se relacionam com questões referentes são Pacto de Varsóvia, extinto em 1991. 
    C) INCORRETA- As disputas em pauta tinham também motivações territoriais , além dos étnico -nacionalistas, no sentido de estabelecer fronteiras mas, não tem relação com a formação de blocos econômicos. 
    D) INCORRETA – As razões apresentadas para a queda da União soviética são pertinentes, tais como a estrutura econômica profundamente centralizada no que diz respeito à tomada de decisões. E, seu esfacelamento estimulou os conflitos, que, no entanto, não são supra nacionais. Ao contrário, são nacionalistas. 
    E) CORRETA- Muitos entre os conflitos que explodiram após a queda da União Soviética tem sua origem em antigas disputas étnicas e territoriais entre povos da Europa do Leste, que foram abafadas pelos impérios otomano, russo e austro-húngaro. 

    Gabarito do Professor: Letra E.
  • O erro da B menciona o Pacto de Varsóvia que foi extinto em 1991 e não tem relação com os conflitos.