SóProvas


ID
5017576
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Até fins da década de 1980, a industrialização brasileira estava baseada em uma política de importações sustentada por tarifas aduaneiras elevadas, controles discricionários, entre outros. Essa política viabilizou um parque industrial relativamente amplo e diversificado, mas acomodado ao protecionismo exagerado. Em 1990, o governo anunciou medidas que alteravam profundamente a condução da política de comércio exterior do país. Simultaneamente a uma flexibilização do regime cambial, foi deslanchado um programa de liberalização das importações. A nova política de importação buscava promover uma reestruturação produtiva.

(Honorio Kume et al. “A política brasileira de importação no período 1987-1998”. In: Carlos Henrique Corseuil e Honorio Kume (coords.). A abertura comercial brasileira nos anos 1990, 2003. Adaptado.)


O programa de liberalização das importações adotado no Brasil a partir da década de 1990 teve como consequências

Alternativas
Comentários
  • A política liberalista adotada na década de 90 promoveu o fechamento de várias empresas que não possuíam capital suficiente para competir com o mercado externo, causando, por isso, o desemprego estrutural, quando a estrutura de vagas disponíveis não acopla a estrutura de mão de obra disponível.

    A)

    EsPCEx 2022

  • GABARITO:A

    A década de 1990 foi marcada pela introdução de políticas neoliberais no Brasil, que consistia, essencialmente, na maior abertura da economia do país ao capital internacional e aos produtos importados industrializados. Como consequência da abertura econômica aos importados, destacam-se a falência de indústrias nacionais que tiveram dificuldades para concorrer com mercadorias produzidas com menores custos produtivos e, muitas vezes, com maior grau de desenvolvimento tecnológico, além de demissões no setor secundário do país devido ao fechamento de indústrias e à adoção de novas tecnologias

  • a D parece muito boa. mas acreedito que se os países estão mandando produtos importados para cá a um baixo custo, a necessidade de comprar falsificado é menor

  • -Bizu do desemprego

    • Desemprego Conjuntural: Crise eConômica
    • Desemprego EsTruTural: novas Tecnologias (modernização de técnicas de trabalho, esse só aumenta.) 
  • A industrialização no Brasil deve ser compreendida em seus múltiplos aspectos como o papel do Estado como indutor do processo, o deslocamento campo-cidade relacionado, os motivos da concentração e distribuição da indústria pelo país, os fatores locacionais contemporâneos e a posição da indústria nacional no mundo atual. Sobre a liberalização das importações e abertura econômica no Brasil a partir da década de 90 buscamos a alternativa correta.
    A) Após conviverem com décadas de reserva de mercado a indústria nacional estava defasada naquele momento e encontrou grande dificuldade em competir comas importações de países de maior competitividade. A modernização tecnológicas das que sobreviveram também causou grande perda de postos de trabalho reforçando o chamado desemprego estrutural. 
    B) Quem determina a qualidade de um produto importado é o seu produtor e o importador nacional não sendo essa questão relacionada a indústria nacional.

    C) Liberalização de importações está diretamente relacionada a maior disponibilidade de produtos importados, porém para gerar superávit em balança comercial é necessário vender mais do que comprar o que não é o caso num momento de aumento de importações. 
    D) Produtos nacionais não ficaram mais caros, só precisaram encarar a concorrência de importados mais baratos, já a propriedade intelectual não está diretamente relacionada a liberalização de importações. 
    E) A concorrência entre empresas nacionais não é diretamente afetada, enquanto que a liberalização econômica facilita a criação de acordos comerciais. 

    GABARITO DO PROFESSOR: A



  • O texto fala do neoliberalismo que ocorrera na década de 90's em diante, isso ocasionou um grande desemprego e falências de empresas nacionais, pois a modernização das multinacionais fizera com que o processo industrial fosse mais célere e barato.

    LETRA A

    APMBB