SóProvas


ID
5017627
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A quitosana é um biopolímero obtido da quitina e tem diversas atividades biológicas importantes, como antioxidante, anti-inflamatória, anticoagulante, antitumoral e antimicrobiana.

(Mariana Pezzo. https://sinteses.blogfolha.uol.com.br, 21.03.2020. Adaptado.)


Este biopolímero pode ser obtido a partir de macerados

Alternativas
Comentários
  • Letra E.

    Quitina é um polissacarídeo que se encontra na parede celular dos fungos e no exoesqueleto dos artrópodes. Tem a função de proteger e evitar a perda de água.

    Caranguejos são artrópodes :)

  • Quitina:

    • Bactérias → parede celular
    • Fungos → parede celular
    • Artrópodes → exoesqueleto
    • Anelídeos → cerdas

    Gabarito : (E)

    Não confundir com queratina, que é uma proteína de função estrutural (p.ex., revestindo chifres de bovinos, conforme a alternativa (D) aponta). A quitina é um glicídio.

  • Essa questão aborda a obtenção de quitosana a partir da quitina, e pede a alternativa correta sobre como esse biopolímero pode ser obtido. Um biopolímero é um composto químico que foi produzido através de produtos vindo de fontes de energias renováveis ou pelos seres vivos. Eles são conhecidos como polímeros biodegradáveis (ou polímeros naturais). Os polímeros são conjuntos de unidades menores de moléculas, os monômeros. Eles incluem os polissacarídeos (açúcares) que se formam pela união de diversos aminoácidos. A questão informa que a quitosana é um biopolímero obtido da quitina, que é um polissacarídeo de cadeia longa. A quitina é encontrada no exoesqueleto de artrópodes (insetos, crustáceos, aracnídeos), garantindo proteção e sustentação, e na parede celular de fungos, conferindo proteção e rigidez das células. Os artrópodes são animais com exoesqueleto de quitina, com cabeça, tórax e abdome e apêndices articulados, que são os insetos, crustáceos, aracnídeos, quilópodes e diplópodes.  A quitosana é classificada como um remédio produzido a partir dos exoesqueletos de quitina de crustáceos (artrópodes). (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. 1ª ed. São Paulo: Ática, 2011).


    Fonte da imagem: site voni.leao.nom.br



    Este biopolímero pode ser obtido a partir de macerados


    A) da casca de eucaliptos. Na casca de eucaliptos (parede celular) é encontrada a celulose, polímero formado por monômeros de glicose. Não há quitina em sua composição. Incorreta.

    B) de algas marrons. As algas marrons (feofíceas) apesar de pertencerem ao Reino Protista, também apresentam celulose em sua parede celular, além de algina. Não há quitina em suas células. Incorreta.

    C) do esqueleto de tubarões. Os tubarões são peixes classificados no grupo dos condrictes, apresentando um esqueleto de cartilagem, não havendo quitina em sua composição. Incorreta.

    D) de chifres de bovinos. Os chifres de bovinos são formados por uma pele muito vascularizada (veludo) e apresenta trocas periódicas. Não há quitina nos chifres. Incorreta.


    E) da carapaça de caranguejos. Os caranguejos pertencem ao grupo dos artrópodes, invertebrados que possuem um exoesqueleto de quitina para proteção e sustentação, de onde pode ser obtida a quitosana, biopolímero citado no enunciado. CORRETA.

    Gabarito do Professor: Letra E.
  • GABARITO - E

    É possível ver no enunciado a palavra "quitina", o que determina a resposta, pois os animais que apresentam um exoesqueleto quitinoso são os artrópodes, e nas alternativas o único artrópode é o carangueijo.

    CAVEIRA!

  • Os artrópodes apresentam um exoesqueleto quitinoso que protege o animal. ... O termo exoesqueleto significa esqueleto externo. O exoesqueleto funciona como uma proteção contra atrito, patógenos, predadores e variações do meio ambiente. Além disso, dá suporte estrutural e forma ao corpo do animal.