SóProvas


ID
5020228
Banca
OMNI
Órgão
Prefeitura de São João Batista - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Os reinos germânicos foram formados a partir do colapso do Império Romano, que, incapaz de manter o controle sobre suas terras, sofreu inúmeras invasões. O último imperador romano foi deposto em 476 pelos hérulos e, a partir daí, as posses do Império Romano na Europa Ocidental foram, gradativamente, ocupadas pelos povos germânicos. Dos grandes reinos germânicos assinale a alternativa que corresponde aos Suevos:

Alternativas
Comentários
  • Os Suevos foram um povo de origem germânica que ocupava a região entre o rio Elba e Oder. Juntamente com povos de outras etnias, eles participaram da fundação da Suábia no território que hoje conhecemos como Alemanha.

    Durante o século I a.C., os Suevos iniciaram um processo de migração que foi em direção ao rio Reno, em 58 a.C.. A migração desse povo se estendeu por muitos séculos, sendo que no século V d.C. eles atravessaram a Gália e atingiram por fim a Península Ibérica.

  • O Império Romano foi formado por um vasto território. Conforme o território ia sendo ampliado, paulatinamente aumentava-se a dificuldade de manutenção dos limites territoriais.

    Desde o século II germânicos foram atraídos pelo Império. No século IV estes mesmos povos germânicos estavam em busca de terras férteis para o cultivo. O território do Império Romano era o ideal, pois além das terras cultiváveis tinha um clima satisfatório para que as plantações prosperassem. As primeiras aproximações entre os povos germânicos e os romanos foram pacíficas, às margens do Rio Reno. O Império Romano, com o avançar do tempo, começou a enviar tropas para a segurança e a expansão de fronteiras. Contudo os povos germânicos não permitiram que eles avançassem.

    As tribos germânicas tiveram diferentes funções dentro do Império Romano até mesmo na luta contra os hunos, que os haviam “ empurrado" de suas terras de origem. Entretanto, ao longo do tempo, os visigodos promoveram campanhas militares para a conquista de territórios dentro da Península Itálica. A partir do ano de 406, o Império Romano era invadido com frequência pelos povos germânicos perdendo a sua soberania sobre partes do território. O processo culminou na deposição do ultimo Imperador Romano do Ocidente no ano de 476. Os povos germânicos, também conhecidos como povos bárbaros pelos romanos, eram todos aqueles que ...não eram romanos. São diferentes grupos tais como como: visigodos, suevos, francos e até mesmo os hunos, que não eram germânicos . Cada povo fez um percurso com cada território do Império Romano. 

    A pergunta é específica acerca de um dos povos germânicos que tomaram as terras do Império Romano do Ocidente: suevos. Ela demanda um conhecimento, mais do que tudo, geográfico e de memorização pois não demanda análise.. É preciso que o candidato tenha clareza da localização dos grupos germanos mais ou menos no século V. A bibliografia é básica para um graduado em História como o clássico História dos Reinos Bárbaros de Mário Curtis Giordanni e as obras de Henri Pirenne sobre Idade Média europeia. 

    A) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta pois foram os burgúndios que se estabeleceram no sul da França e incorporados pelos francos no século VI.

    B) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta pois foram os visigodos que se estabeleceram na Península Ibérica. Eles foram impedidos pelos francos de expandirem seu território para a região da Gália. 

    C) INCORRETA- Esta afirmativa está incorreta pois foram os vândalos que se estabeleceram no norte da África. Com o tempo foram absorvidos pela expansão do Islã. 

    D) CORRETA – Esta afirmativa está correta, pois nenhuma das opções anteriores indica o território dos suevos. Os suevos se estabeleceram a oeste da Península Ibérica sendo absorvidos pelos visigodos algum tempo depois.

    Gabarito do Professor: Letra D.