-
O gabarito não condiz com o enunciado da questão, eu estou
inconformado com isso!
-
Após dom João se tornar rei de Portugal, Martim Afonso de Sousa ficou responsável por comandar a 1ª expedição de colonização no Brasil. Organizados em cinco navios com 400 tripulantes, partiram em direção ao território brasileiro no dia três de dezembro de 1530 com o intuito de explorar, reconhecer e defender a costa brasileira de possíveis incursões de outros povos da Europa.
Um ano depois, no final do mês de abril, a expedição de Martim Afonso de Sousa, após deixar alguns tripulantes na região onde atualmente encontra-se Pernambuco, rumou em direção à baía da Guanabara até chegar ao Rio da Prata. Após este percurso, retornaram pela costa e aportaram no território de São Vicente. No começo de 1532 é fundada oficialmente a 1ª vila em terras brasileiras: São Vicente. Devido à sua participação no processo de reconhecimento do território como pioneiro, Martim Afonso de Sousa recebeu a capitania do Rio de Janeiro e de São Vicente após a divisão do país em Capitanias Hereditárias.
-
A FORMA MAIS IMPORTANTE QUE PORTUGAL ENCONTROU PARA COMEÇAR A PROTEGER E POVOAR O BRASIL, FOI ENVIANDO MARTIN AFONSO DE SOUZA PARA QUE INSTALASSE O PRIMEIRO ENGENHO EM SÃO VICENTE, AS MUDAS DAS PRIMEIRAS CANAS DE AÇUCAR FORAM TRAZIDAS DA ILHA DA MADEIRA POR MARTIN!
-
GABARITO LETRA C
MARTIN AFONSO DE SOUZA:
- O inicio da colonização
- 1531: A chegada
- 1532: Fundação de São Vicente e ST André da borda do campo.
Objetivos: Buscar ouro e prata; Proteger a região de ataques; INICIAR O CULTIVO DA CANA DE AÇÚCAR (começa em S.Vicente, nossa 1º vila).
Ps: Bons estudos!
-
Este gabarito me parece está errado
-
A produção da Cana de açúcar foi na Capitania de Pernambuco mas ela iniciou em São Vicente por Martin Afonso
-
O primeiro governador foi Tomé de Souza (1549 a 1553), que recebeu do governo português, um conjunto de leis a serem aplicadas na colônia. Estas determinavam as funções administrativas, judicial, militar e tributária do Governo Geral. fonte: todamateria.com.br
-
Responderam a questão com uma ironia, foi isso?
-
beleza, ele fundou sim são vicente, mas ´´a primeira povoação dotada de um engenho para produção de açúcar.´´ tem certeza???
-
Pedro Alvares Cabral chegou ao Brasil em 22 de abril de 1500. Não havia metais preciosos à primeira vista sendo assim, a ocupação do território começou com a instalação de feitorias e com a extração do Pau Brasil. Esporadicamente a Coroa Portuguesa e homens de negócio enviavam expedições exploratórias.
O objetivo dessas expedições era encontrar metais preciosos. Para tal os territórios eram mapeados geograficamente e antropologicamente procurando as suas potencialidades.
A primeira expedição exploradora ocorreu em 1501 , percorrendo o território do Rio Grande do Norte até o Rio da Prata. No ano de 1504 aconteceu outra expedição exploratória, organizada por particulares com o consentimento da Coroa. Os comerciantes fecharam um contrato de arrendamento com a Coroa para a exploração de Pau Brasil e, em contrapartida, deveriam pagar parte dos lucros à Coroa e construir feitorias.
Paulatinamente o comércio das especiarias do Ocidente entrou em processo de decadência e os portugueses precisavam defender a posse de seu território da América Portuguesa. Dessa forma, em 1530, o rei D. João III dividiu o território da América Portuguesa em faixas de terra criando 14 capitanias hereditárias. Estas capitanias foram entregues aos capitães donatários que tinha a responsabilidade de investir no desenvolvimento da região e povoá-la. Martim Afonso de Souza recebeu uma carta de doação se tornando donatário da capitania de São Vicente. Auxiliou assim a posse do território e combateu as tentativas de invasão francesa no continente.
A questão não é de análise histórica e sim de memorização, pouco exigindo do graduado em História.
A) INCORRETA- Esta afirmativa está incorreta pois o donatário era a autoridade máxima da sua capitania. Dessa forma, as transgressões cometidas pelo donatário deveriam ser respondidas ao governo português.
B) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta pois quem dividiu o território ultramarino da América Portuguesa foi D. João III. Martim Afonso de Souza era um donatário que recebeu a capitania de São Vicente.
C) CORRETA – Esta afirmativa está correta pois Martim Afonso de Souza conseguiu implantar na capitania de São Vicente um engenho para a produção de açúcar. A primeira povoação tinha por finalidade a operação deste engenho.
D) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta pois a forma de Martim Afonso de Souza combater a pirataria francesa foi povoando o território. O povoamento da capitania de São Vicente teve como objetivo a operação do engenho de produção de cana de açúcar.
Gabarito do Professor: Letra C.
-
Errei por não ter me tocado que por mais que pernambuco era conhecida como a capitania da produção de açúcar , a produção iniciou em são vicente.
-
• LETRA "C" •
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.
Com relação a questões que abordam o colonialismo português na américa, mais precisamente sobre o sistema de capitanias hereditárias, a de São Vicente, primeira vila fundada na colônia talvez seja mais importante. Neste período, paras as questões de concursos, até mais importante que a de Pernambuco.
Governador Donatário: Martim Afonso de Sousa (governou até 1571)
São Vicente foi uma terra bem grande, era uma área que englobava parte de 3 dos atuais estados de RJ, SP e PR e uma região estratégica para a colônia portuguesa, pois haveria a possibilidade de uma proteção militar, haja vista que ficava próximo aos domínios dos espanhóis, impedindo assim ataques dos castelhanos e franceses.
É notável o sucesso que a capitânia teve frente as demais, porém com o avanço da produção de açúcar do nordeste, este território começou a perder sua força o que contribuiu para as famosas bandeiras e o lucrativo apresamento de índios.
(Qualquer erro me informem por privado por gentileza)
@adv.gabrielgomes