SóProvas


ID
502090
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Petrobras
Ano
2007
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos a estruturas organizacionais.

Quando comparada à estrutura departamentalizada por funções, a estrutura matricial apresenta maior grau de integração entre os especialistas de áreas distintas.

Alternativas
Comentários
  • correto, essa eh uma das vantagens da estrutura

  • Complementando...

     

    Conforme Sobral, F; Alketa, A (2008), uma das desvantagens da estrutura funcional é a dificuldade de coordenação e comunicação entre departamentos funcionais. A estrutura matricial, por sua vez, apresenta como vantagem a cooperação interdisciplinar entre departamentos.

     

    CORRETA

  • A ESTRUTURA MATRICIAL PERMITE VANTAGENS DE AMBAS AS ESTRUTURAS (FUNCIONAL E DE PRODUTO/PROJETO), ENQUANTO NEUTRALIZA AS FRAQUEZAS E DESVANTAGENS DE AMBAS. SABENDO QUE NA DESPARTAMENTALIZAÇÃO FUNCIONAL HAVERÁ DIFICULDADES NA COORDENAÇÃO INTERDEPARTAMENTAL (ENTRE OS DEPARTAMENTOS), QUANDO APLICADA NA ESTRUTA MATRICIAL, ESSA FALTA DE COORDENAÇÃO SERÁ NERTRALIZADA PELA DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR PRODUTOS\PREJETOS, QUE FACILITA A COORDENAÇÃO INTERDEPARTAMENTAL.

     

     

     

     

    GABARITO CERTO

  • CORRETO 

    A estrutura matricial é marcada pela combinação da estrutura funcional por projeto ou produto. Nelas existem equipes compostas de várias áreas/especialiadades que irão trabalhar em prol de algum projeto excluisvo, único, temporário. 

  • Gabarito: CERRETO

    Sim! Pois trata-se de uma ESTRUTURA HÍBRIDA (FLEXÍVEL).

  • A estrutura matricial, também chamada de mista ou híbrida é a combinação de duas formas de departamentalização a funcional com a departamentalização de produto ou projeto - na mesma estrutura organizacional.

    Possui um esquema participativo e flexível, pois depende da colaboração das pessoas envolvidas e enfatiza o interrelacionamento de especialidades. A estrutura funcional enfatiza a especialização, mas não enfatiza o negócio, enquanto a estrutura de produto/projeto enfatiza o negócio, mas não enfatiza a especialização de funções.

    O desenho matricial permite satisfazer duas necessidades da organização: especialização e coordenação.

    Nas palavras de Vasconcellos (1989, p. 51) quando duas ou mais formas de estrutura são utilizadas simultaneamente sobre os membros de uma organização, a estrutura resultante chama-se matricial. Um aspecto particular da estrutura matricial é a dupla ou múltipla subordinação. Um determinado especialista responde simultaneamente a um gerente funcional e a um gerente de projetos, por exemplo.

    Maximiano (1986, p. 168), neste modelo ideal, o especialista tem compromissos funcionais em seu departamento e ao mesmo tempo está envolvido em um ou mais projetos, ou seja, cada departamento oferece, por meio de seus especialistas, determinada contribuição técnica para a realização dos projetos. Estes especialistas, portanto, ficam numa posição de dupla subordinação: estão subordinados ao gerente de seu departamento e, simultaneamente, ao coordenador do projeto.

    Para Cury (2010), as características da estrutura matricial são: ser multidimensional; permanente; adaptativa, portanto, flexível; resultado da combinação da clássica estrutura vertical funcional tradicional com uma estrutura horizontal de coordenadores de projetos/produtos; e trata de maximizar as virtudes e minimizar os defeitos das estruturas anteriores.

     

    Fonte. Prof. Heron Lemos - Estudo Dirigido para UFC - Vol. 3

  • Quando comparada à estrutura departamentalizada por funções, a estrutura matricial apresenta maior grau de integração entre os especialistas de áreas distintas.

    Correto.

    Na departamentalização por funções há pouca interação entre especialistas diferentes, criando um sentimento inclusive de competição entre os departamentos. Já na estrutura matricial, os especialistas trabalham em suas respectivas áreas, mas também juntam-se em projetos de maneira regular, aumentando muito a integração constante da organização.