-
Errado.
De acordo com Matos e Chiavenato, o planejamento estratégico consiste em cinco características principais:
1. O planejamento estratégico está relacionado com a adaptação da organização a um ambiente mutável – ou seja, devemos entender que estamos lidando com a incerteza. Portanto, todo planejamento deve ser dinâmico – sendo constantemente reavaliado e monitorado.
2. O planejamento estratégico é orientado para o futuro – o planejamento é voltado ao longo prazo, e como as decisões atuais poderão impactar a organização nesse futuro.
3. O planejamento estratégico é compreensivo – dessa forma, envolve a organização como um todo. Todos os recursos e pessoas devem ser envolvidos nesse processo para que a organização tenha sucesso.
4. O planejamento estratégico é um processo de construção de consenso – naturalmente existem pensamentos diferentes e conflitantes dentro de uma organização. Entretanto, o planejamento deve buscar o melhor resultado para todos dentro da organização. Uma das características de um planejamento de sucesso é o envolvimento e o comprometimento de todas as áreas e pessoas para que ele seja bem executado
5. O planejamento estratégico é uma forma de aprendizagem organizacional – com a prática do planejamento, a organização passa tanto a se conhecer melhor como a conhecer melhor seu ambiente externo e seus desafios.
FONTE: Matos e Chiavenato, 1999 apud Barbosa e Brondani, 2004
-
De acordo com Palludo, livro: Administração geral e pública para concursos:
Algumas características do Planejamento Estratégico:
- "É o planejamento mais amplo e abrangente da organização e é de responsabilidade dos níveis mais altos da empresa."
-"Se trata do plano maior, do direcionamento fundamental ao qual todos os demais planos estarão subordinados, e ao qual toda a ação da organização deverá se submeter."
- "O planejamento estratégico é orientado para o futuro e seu horizonte de tempo é o longo prazo. É mais voltado para os problemas do futuro do que para aqueles de hoje: a consideração dos problemas atuais é dada apenas em função dos obstáculos e barreiras que eles possam provocar, em relação a um lugar no futuro que se deseja alcançar."
Resposta: A questão peca ao dizer que no horizonte temporal do planejamento estratégico é mais curto que o do planejamento operacional, pois como vimos ele é de longo prazo e o mais abrangente da organização.
Gabarito: ERRADO
-
Errado
O planejamento estratégico é, normalmente, responsabilidade dos níveis mais
altos da organização. Assim,
É projetado para o longo prazo;
Envolve a empresa como um todo;
É definido pela cúpula organizacional;
É voltado para a eficácia;
O planejamento tático é conduzido pelos níveis organizacionais intermediários. Assim, o planejamento
tático:
É projetado para o médio prazo;
Envolve cada departamento ou unidade organizacional;
É definido pelo nível gerencial intermediário;
É voltado para a coordenação e integração das atividades.
O planejamento operacional, é conduzido pelos
níveis organizacionais mais baixos. Em resumo, o planejamento operacional:
É voltado para o curto prazo;
Envolve cada tarefa ou atividade isoladamente;
É voltado para a eficiência.
Prof. Carlos Xavier - Estratégia Concursos
Boa sorte a todos
-
Forma correta do enunciado:
"O escopo do planejamento estratégico engloba a empresa como um todo, e o horizonte temporal é mais LONGO que o do planejamento operacional."
-
▸PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO - Processo administrativo que proporciona sustentação metodológica para se estabelecer a melhor direção a ser seguida pela empresa, visando ao otimizado grau de interação com os fatores externos - não controláveis - e atuando de forma inovadora e diferenciada. De responsabilidade dos níveis mais altos da empresa, diz respeito tanto à formulação de objetivos quanto à seleção de cursos de ação a serem seguidos para sua consecução, levando em conta as condições externas e internas à empresa e sua evolução esperada. Também considera as premissas básicas que a empresa, como um todo, deve respeitar para que o processo estratégico tenha coerência e sustentação decisória. O resultado do processo é um plano que serve para guiar a ação organizacional por um prazo de três a cinco anos (longo prazo).
▸PLANEJAMENTO TÁTICO - Enquanto o planejamento estratégico envolve toda a organização, o planejamento tático envolve uma determinada unidade organizacional: um departamento ou divisão. É a metodologia administrativa que tem por finalidade otimizar determinada área de resultado e não a empresa como um todo. Portanto, trabalha com decomposições dos objetivos, estratégias e políticas estabelecidos no planejamento estratégico. É desenvolvido pelos níveis organizacionais intermediários, tendo como principal finalidade a utilização eficiente dos recursos disponíveis para consecução dos objetivos previamente fixados, segundo uma estratégia predeterminada, bem como as políticas orientativas para o processo decisório da empresa.
▸PLANEJAMENTO OPERACIONAL - É elaborado pelos níveis organizacionais inferiores para o curto prazo, com foco nas atividades do dia a dia da empresa. Preocupa-se com "o que fazer" e com o "como fazer" as atividades cotidianas da organização. Os planos operacionais cuidam da administração da rotina para assegurar que todos executem as tarefas de acordo com os procedimentos estabelecidos pela organização a fim de que esta possa alcançar os seus objetivos.
Fonte: Prof. Heron Lemos - Estudo Dirigido para UFC - Vol.03
Notar as palavras chaves:
Planejamento Estratégico: Diretrizes, Metas, Objetivos, Longo Prazo.
Planejamento Tático: Departamento, Médio Prazo.
Planejamento Operacional: Operadores, Ações, Curto Prazo.