-
Não confundir população relativa (numero de hab/km² dentro de um país) com densidade demográfica (concentracao de pessoas em um determinado espaço - hab/km²).
-
Atenção: População relativa, densidade demográfica e densidade populacional são 3 termos usados para a mesma coisa. A diferença está apenas na aplicação, que pode ser de um Estado, Município, País, etc.
-
gabarito letra D
(_V_)- Cerca de 60% da população planetária encontra-se no continente asiático. ➡ Verdadeiro: Se o continente asiático corresponde a um terço das terras emersas do planeta, seus habitantes correspondem a 61% da população mundial, com cerca de 4,299 bilhões de pessoas.
(_V_)- A partir da obtenção dos números da população relativa torna-se possível identificar a intensidade do povoamento de um determinado lugar. Quando os dados apontam mais de 100 pessoas por quilômetro quadrado o lugar é considerado povoado. ➡ está certo mas não fiquei satisfeito, pois se tiver pessoas lá por menos que for vai ser povoado, o que muda é se é pouco ou densamente povoado. não necessariamente deve ter 100 pessoas por KM². o BR mesmo tem algo perto de 28,3 pessoas KM² e é considerado pouco povoado. se é pouco ou muito não deixa de ser. mas enfim. por ser uma prova de professor vc fica meio cabreiro kkk
Um local densamente povoado é um local com muitos habitantes por metro quadrado, enquanto que um local populoso é um local com uma população muito grande em termos absolutos e um lugar superpovoado é caracterizado por não ter recursos suficientes para abastecer toda a sua população.
(_V_)- A Europa é o continente de povoamento mais uniforme, com predomínio de grandes cidades em quase todo o território. ➡ Atualmente, o número de habitantes do continente Europeu soma-se 730 milhões de pessoas, isso deriva uma densidade demográfica de 32 habitantes por cada quilômetro quadrado, o resultado demonstra que a área é bastante povoada. Em algumas áreas onde há maior concentração de pessoas a densidade demográfica supera 100 habitantes por quilômetro quadrado, geralmente essas aglomerações estão estabelecidas em áreas próximas aos principais mananciais (rios), um exemplo disso é o rio Reno (Alemanha e Países Baixos), Sena, Tâmisa e Pó. (mundo edu)
(_F_)- As condições naturais de uma região ou país já não são mais consideradas fatores de influência do povoamento, tendo em vista que a tecnologia minimiza, quase anula, as adversidades naturais contra a vida humana. ➡ errado, pega a densidade demográfica de um deserto (sem petróleo e sheiks kkk) pra tu ver.
qualquer erro só notificar no inbox
bons estudos
-
População relativa(densidade): habitantes / km2 (povoado, ou seja, vai dizer se as áreas do país são ou não povoadas).
População absoluta: quantidade de pessoas no espaço (populoso).
-
Mas a questão não disse que somente é considerado povoado quando se tem 100 pessoas por km2
Coube interpretação
-
A Geografia da população e a demografia são temas clássicos e recorrentes. Na escala global temos o envelhecimento populacional de países desenvolvidos, contrastando com a grande natalidade de países em desenvolvimento. Compreender as estruturas etárias, condições de vida e distribuição da população dos locais é fundamental nos estudos sobre o tema. Sobre a população mundial julgamos as afirmativas.
I - Só com a China e a Índia já temos praticamente um terço de toda a população mundial. Somadas a grandes populações como Indonésia, Japão, Paquistão e Bangladesh a afirmativa é verdadeira.
II - Povoado é uma característica de distribuição populacional o que significa população x território nacional. A afirmativa é verdadeira.
III - Sem a presença de desertos, geleiras, cordilheiras inabitáveis e com grande desenvolvimento humano na maior parte de seu território de fato é o local onde ocorre a melhor distribuição populacional do planeta.
IV - As condições tecnológicas podem tornar estes espaço habitáveis mais estes locais seguem incapazes de sustentar grande grupos populacionais devido a falta de recursos básicos como água.
GABARITO DO PROFESSOR: D