A questão acima tem como tema as vertentes da chamada Geografia Tradicional, levando-se em consideração a citação utilizada no enunciado, que afirma que o homem é elemento constituinte da paisagem.
Para responder corretamente a questão, é importante que o candidato saiba relacionar a citação do enunciado com o momento histórico correspondente a esse período epistemológico da Geografia Tradicional.
Feito isso, vamos analisar as alternativas abaixo:
Letra A - Incorreta, pois o Marxismo foi uma vertente que foi utilizada durante a chamada Geografia Crítica, em meados da década de 1970, em que essa corrente epistemológica tinha como objeto central de análise a crítica à organização política, econômica e social que vigorava na sociedade capitalista, na qual eram denunciadas as relações de exploração sobre o homem em prol da acumulação de capital. Portanto, nesse sentido, o homem não era visto como elemento constituinte da paisagem, conforme citado na assertiva acima, e sim como um agente que era explorado para a reprodução do capital na sociedade, na qual se assentava a crítica marxista.
Letra B - Correta, pois o Positivismo, enquanto corrente epistemológica da Geografia Tradicional, se destinava a estudar aos aspectos visíveis do espaço real, baseando no método de descrição e observação. Por conta disso, o papel do homem era secundarizado nas análises descritivas, uma vez que ele era visto como um elemento a mais na paisagem. Sendo assim, o lado humano ficava fora das análises positivistas do espaço geográfico, dando mais ênfase para aspectos meramente observáveis e descritivos.
Letra C - Incorreta, pois no Darwinismo social, o lado social era mais enfatizado, ao contrário do que se afirma no enunciado contido na questão. Nessa corrente epistemológica, era pregada a ideia de hierarquia entre as sociedades, na ideia de haver civilizações mais fortes e superiores do que a outra. Nesse sentido, povos mais fortes e superiores intelectualmente, deveriam governar as sociedades consideradas "mais fracas" e levar consigo ideias de sobrevivência e civilização, discurso que foi muito utilizado na época do Neocolonialismo que ocorreu nos continentes asiático e africano. Portanto, pautados nesse princípio, os estudos sobre o homem e a sociedade como um todo eram mais enfatizados e situados na análise central do Darwinismo Social.
Letra D - Incorreta, pois no método dialético, os estudos geográficos colocavam os homens como produto das condições materiais e sociais determinadas, e como agentes que constroem a sua própria história. Notem que esse princípio utilizado pela dialética, coloca o homem como destaque nas análises geográficas, e não de forma complementar e secundária, conforme ressaltado no enunciado da questão.
Gabarito da questão: Letra B.