SóProvas


ID
5023105
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Mondaí - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O conceito de ____________________ procura compreender a relação na oscilação das taxas de crescimento e variações populacionais e por definir que não há um crescimento acelerado da população, mas sim oscilações periódicas, que alternam crescimentos e desacelerações demográficos, podendo envolver, inclusive, estágios de estabilidade. A alternativa que preenche a lacuna é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    A teoria da transição demográfica explica a redução nas taxas de crescimento populacional, fenômeno que não ocorre só no Brasil, mas no mundo inteiro.

    Transição demográfica é o processo pelo qual as sociedades passam do estágio de altas taxas de natalidade e mortalidade para o de baixas taxas de natalidade e de mortalidade. 

  • A evolução das taxas de mortalidade, natalidade e fecundidade a partir de 1950 caracteriza o processo de transição demográfica no Brasil. De uma população predominante jovem em um passado nem tão distante, observa-se, nos dias atuais, um contingente, cada vez mais importante, de pessoas com 60 anos ou mais de idade.

  • A questão descreve exatamente aquele gráfico da transição demográfica de um país, dividido em 4 etapas, cada uma referindo-se a um período do crescimento demográfico do país.

    Gráfico: blogdoenem.com.br/transicao-demografica/

  • TRANSIÇÃO DEMOGRÁFICA:

    -A transição demográfica é a mudança/oscilação nos patamares de natalidade e mortalidade em fases cíclicas. Em cada país, há uma forma de crescimento populacional, logo, existem ciclos diferentes em cada um. Os fatores para isso ocorrer são: desenvolvimento econômico e a modernização das sociedades, os quais levarão a mudanças nas taxas de natalidade e mortalidade. Além disso, pelo fato de ocorrer de maneiras diferentes em cada país, não existe um processo homogêneo e unificado de constante explosão de crescimento populacional. Segundo a teoria de transição demográfica, o que ocorre é a futura estabilização da natalidade e da mortalidade e o envelhecimento populacional. 

  • Transição Demográfica

    Fase 01 – Regime demográfico clássico: taxas de natalidade e mortalidade elevadas, com uma pequena redução nessa última; crescimento vegetativo controlado.

    Fase 02 – Explosão demográfica: taxas de natalidade ainda muito altas e queda brusca das taxas de mortalidade, com o consequente aumento no crescimento vegetativo; população jovem.

    Fase 03 – Transição demográfica: queda nas taxas de natalidade acompanhando a queda nas taxas de mortalidade; crescimento vegetativo reduz-se aceleradamente; população adulta.

    Fase 04 – Regime demográfico moderno: estabilização demográfica; baixo crescimento vegetativo e controle nas taxas de mortalidade e natalidade; envelhecimento da população.