A seguir, algumas obrigações estabelecidas no mundo feudal:
Manso servil: Eram as terras pertencentes ao feudo, de uso dos camponeses, mas não de sua propriedade. O manso senhorial eram as terras do feudo de uso do senhor e representavam um terço da área total, onde os servos tinham que trabalhar vários dias por semana, numa prática conhecida como corveia.
Corveia: O servo era obrigado a trabalhar determinados dias da semana nas terras de seu senhor ou realizar outros reparos e construções.
Talha: Quando o senhor feudal exigia parte da produção agrícola do servo. Essa parte, em geral, correspondia à metade.
Banalidade: Imposto pelo uso dos fornos e moinhos que o senhor controlava.
Resposta: A
LETRA: "A"
Talha
Era uma obrigação pela qual o servo deveria passar, para o senhor feudal, metade de tudo que produzia nas terras que ocupava no feudo. Se colhesse 20 quilos de batata, 10 quilos deveriam ser separados para o pagamento da talha.
Corveia
Esta obrigação correspondia ao pagamento através de serviços prestados nas terras ou instalações do senhor feudal. De 3 a 4 dias por semana, o servo era obrigado a cumprir diversos trabalhos como, por exemplo, fazer a manutenção do castelo, construir um muro, limpar o fosso do castelo, limpar o moinho, etc. Podia também realizar trabalhos de plantio e colheita no manso senhorial (parte das terras do feudo de uso exclusivo do senhor feudal).
Banalidades
Esta obrigação correspondia ao pagamento pela utilização das instalações do castelo. Se o servo precisasse usar o moinho ou o forno, deveria pagar uma taxa em mercadoria para o senhor feudal.