SóProvas


ID
5024245
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

Segundo a Fiocruz, o termo “Reforma Sanitária” foi usado pela primeira vez no país em função da reforma sanitária italiana. A expressão ficou esquecida por um tempo até ser recuperada nos debates prévios à 8ª Conferência Nacional de Saúde, quando foi usada para se referir ao conjunto de ideias que se tinha em relação às mudanças e transformações necessárias na área da saúde.

 Quanto à reforma sanitária, julgue os itens a seguir. 

A reforma sanitária ficou conhecida como um movimento originado por grupos que tinham, nos respectivos focos de estudos, a modificação do modelo médico brasileiro, desestimulando o modelo médico social, pois os referidos grupos pensavam que ele não concebia a saúde de forma integral.

Alternativas
Comentários
  • Professores, comentem pvf!!

  •  Essa mudança começou no final dos anos 60 e início dos 70 – o período mais repressivo do autoritarismo no Brasil – quando se constituiu a base teórica e ideológica do pensamento médico-social, também chamado de abordagem marxista da saúde e teoria social da medicina.

  • No contexto brasileiro, esses debates em torno da saúde ocorreram em um cenário de grandes transformações políticas e sociais. No campo político, os anos 1970 marcam um momento de grande repressão, mas também originam iniciativas de distensão nos primeiros passos rumo à abertura democrática.

    Um importante marco desse processo foi o lançamento, pelo governo militar, do segundo Plano Nacional de Desenvolvimento (2o PND)

    No terreno estritamente econômico, ainda informado pelos anos de entusiasmado desenvolvimentismo e pela ideia de um país potência em construção, o plano tinha em vista o aprofundamento da política de substituição de importações, concentrando sua atenção sobre a produção de insumos básicos e de bens de capital, em contraposição à mera substituição de bens de consumo

    seus efeitos foram cerceados pela crise internacional que se ampliava nesse mesmo período

    Apesar das vicissitudes, o 2o PND teve o mérito de ter levado para a agenda do planejamento estatal prioridades sociais como educação, saúde e infraestrutura de serviços urbanos

  • Pedimos aos professores que ao comentarem as questões Tipo - (A - B - C - D e E) - expliquem cada item, não apenas a correta.

  • A questão está errada devido a afirmativa sobre modelo médico assistencial na época que não era medico social, mas sim um modelo assitencial privatista.