SóProvas


ID
5024248
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

Segundo a Fiocruz, o termo “Reforma Sanitária” foi usado pela primeira vez no país em função da reforma sanitária italiana. A expressão ficou esquecida por um tempo até ser recuperada nos debates prévios à 8ª Conferência Nacional de Saúde, quando foi usada para se referir ao conjunto de ideias que se tinha em relação às mudanças e transformações necessárias na área da saúde.

 Quanto à reforma sanitária, julgue os itens a seguir. 

Diversos questionamentos se realizaram no período da reforma sanitária. Entre eles, houve o movimento dos médicos residentes na luta por direitos trabalhistas.

Alternativas
Comentários
  • É preciso a presença dos professores nos comentários das questões.

  • Entre esses diversos atores do movimento sanitário, destacam-se ainda os médicos residentes, que na época trabalhavam sem carteira assinada e com uma carga horária excessiva;  https://portaldareformasanitaria.org/services/reforma-sanitaria/
  • PROFESSORES, COMENTEM AS QUESTÕES. NÃO PODEMOS IR FAZER AS PROVAS COM DÚVIDAS.

  • De acordo com a Fundação Oswaldo Cruz ( FIOCRUZ), alguns dos atores do movimento sanitarista foram os médicos residentes, “que na época trabalhavam sem carteira assinada e com uma carga horária excessiva”, por exemplo. Outras movimentações da Reforma Sanitária foram as primeiras greves realizadas depois de 1968 e os sindicatos médicos, que também estavam em fase de transformação.

    Fonte: https://www.politize.com.br/direito-a-saude-historia-da-saude-publica-no-brasil/

  • CERTO

    Essas mudanças não abarcavam apenas o sistema, mas todo o setor saúde, em busca da melhoria das condições de vida da população.

    Este processo teve como marco institucional a 8ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em 1986.

    As propostas da Reforma Sanitária resultaram, finalmente, na universalidade do direito à saúde, oficializado com a Constituição Federal de 1988 e a criação do Sistema Único de Saúde (SUS).

  • O que foi a reforma sanitária brasileira? No Brasil, o Movimento da Reforma Sanitária foi influenciado pelas reformulações na área da saúde ocorridas na Itália, e surgiu no início da década de 70 em defesa da democracia - lembrando que a ditadura militar no País compreendeu o período de 1964 a 1985