SóProvas


ID
5025103
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Cada território tem as próprias particularidades, que configuram diferentes perfis demográficos, epidemiológicos, econômicos, sociais, culturais e políticos, os quais se encontram em constante transformação. Assim, a atuação das equipes de saúde sobre esse território tem de considerar esses perfis. Os profissionais de saúde que atuam na Atenção Básica devem se apropriar dessas características e precisam dialogar com os atores, para que tenham poder de atuação sobre a realidade em que atuam e à qual também pertencem.

Quanto à territorialização e aos processos que a envolvem no âmbito da Atenção Básica de Saúde, julgue os itens a seguir.

Território em saúde pode ser conceituado como lugar de entendimento do processo de adoecimento, em que as representações sociais do processo s aúde-doença não envolvem as relações sociais e as significações.

Alternativas
Comentários
  • envolvem as relações sociais e as significações culturais. O erro está em dizer que não envolvem.
  • A territorialização é uma importante estratégia adotada pelo SUS para conhecer e atender as demandas locais de cada região. É a partir do mapeamento e reconhecimento do território que são aplicadas as políticas públicas de saúde, adaptando-as conforme a realidade da população local.

    Por isso é necessário conhecer o território. Isso significa conhecer a população, o ambiente, e as suas relações. A partir disso, é possível conhecer as suas necessidades e, então, organizar o serviço de forma eficaz. Os serviços de saúde devem se adaptar às necessidades da população, e não o contrário.

     

    Fonte:

    https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/11431

    https://redehumanizasus.net/94416-a-importancia-da-territorializacao/