SóProvas


ID
5025358
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Atenção Básica, e de maneira especial, a Estratégia Saúde da Família (ESF), para a sua consecução, necessita de diretrizes que apóiem as diferentes atividades a elas relacionadas. A definição de território adstrito, tão cara à sua organização, coloca-se como estratégia central, procurando reorganizar o processo de trabalho em saúde mediante operações intersetoriais e ações de promoção, prevenção e atenção à saúde (MONKEN; BARCELLOS, 2005). Isso permite a gestores, profissionais e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) compreender a dinâmica dos lugares e dos sujeitos (individual e coletivo), desvelando as desigualdades sociais e as iniquidades em saúde (GONDIM, 2012).

FIGUEIREDO, E. N. de. A Estratégia Saúde da Família na Atenção Básica do SUS.

Considerando a ESF e os conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir. 

Com base na Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), as unidades básicas de saúde (UBS) devem funcionar, minimamente, com carga horária de 30 horas semanais, pelo menos cinco dias da semana e nos 12 meses do ano. Esse tipo de funcionamento facilita o acesso da população a serviços básicos e essenciais.

Alternativas
Comentários
  • Unidade de saúde da família (USF) estabelecimento com pelo menos 1(uma) equipe de saúde da família, que possui funcionamento com carga horária mínima de 40 horas semanais, no mínimo 5 dias da semana e nos 12 meses do ano, possibilitando acesso facilitado à população.
  • CARGA HORÁRIA DE 40 HORAS SEMANAIS

  • Uma das inovações da Política Nacional de Atenção Básica, conforme o anexo XXII, da portaria de consolidação nº 2, a eAP(Antiga eAB) poderão se constituir em 2 modalidades, de acordo com a carga horária:

    Modalidade I: a carga horária mínima individual dos profissionais deverá ser de 20 h/s, com população adscrita correspondente a 50% da população adscrita para uma eSF.

    Modalidade II: a carga horária mínima individual dos profissionais deverá ser de 30h/s, com população adscrita correspondente a 75% da população adscrita para uma eSF.

    Lembrando que considera-se UBS que somente possuem eAPs (equipe de Atenção Primária).

    Os estabelecimentos de saúde que ofertem ações e serviços de Atenção Primária à Saúde, no âmbito do SUS, de acordo com o Anexo XXII, serão denominados (art. 6º): (Redação dada pela PRT GM/MS nº 397 de 16.03.2020).

    I - Unidade Básica de Saúde (UBS): estabelecimento que não possui equipe de Saúde da Família.

    II - Unidade de Saúde da Família (USF): estabelecimento com pelo menos 1 (uma) equipe de Saúde da Família, que possui funcionamento com carga horária mínima de 40 horas semanais, no mínimo 5 dias da semana e nos 12 meses do ano, possibilitando acesso facilitado à população

  • Carga horária mínima de 20 horas.