SóProvas


ID
5025394
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um paciente de 30 anos de idade, fumante há 10 anos, com peso de 120 kg, chegou a uma unidade básica de saúde (UBS) com queixa de cefaleia na região da nuca. Ao se verificar a pressão arterial dele, essa medida correspondeu a 168 mmHg x 135 mmHg. O paciente informou também que não faz nenhum controle da própria saúde.

A respeito desse caso clínico e com base nos conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir.

Albuminúria > 30 mg/24 horas ou relação albuminúria creatininúria (RAC) > 30 mg/g, bem como hematúria de origem glomerular, definida pela presença de cilindros hemáticos ou dismorfismo eritrocitário no exame de urina (EAS), são indicados como marcadores de dano renal parenquimatoso.

Alternativas
Comentários
  • O que é o parênquima renal?

    As partes do córtex renal que se estendem entre as pirâmides renais são chamadas colunas renais. Juntos, o córtex e as pirâmides da medula renal constituem a parte funcional, ou parênquima do rim. No parênquima estão as unidades funcionais dos rins - os NÉFRONS.

  • São considerados marcadores de dano renal parenquimatoso: a) Albuminúria > 30 mg/24 horas ou Relação Albuminúria Creatininúria (RAC) > 30 mg/g; b) Hematúria de origem glomerular, definida pela presença de cilindros hemáticos ou dismorfismo eritrocitário no exame de urina (EAS)