SóProvas


ID
5025997
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Teixeiras - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto a seguir.


Circuito Fechado

Ricardo Ramos


Chinelos, vaso, descarga. Pia, sabonete. Água. Escova, creme dental, água, espuma, creme de barbear, pincel, espuma, gilete, água, cortina, sabonete, água fria, água quente, toalha. Creme para cabelo, pente. Cueca, camisa, abotoaduras, calça, meias, sapatos, gravata, paletó. Carteira, níqueis, documentos, caneta, chaves, lenço. Relógio, maço de cigarros, caixa de fósforos, jornal. Mesa, cadeiras, xícara e pires, prato, bule, talheres, guardanapos. Quadros. Pasta, carro. Cigarro, fósforo. Mesa e poltrona, cadeira, cinzeiro, papéis, telefone, agenda, copo com lápis, canetas, blocos de notas, espátula, pastas, caixas de entrada, de saída, vaso com plantas, quadros, papéis, cigarro, fósforo. Bandeja, xícara pequena. Cigarro e fósforo. Papéis, telefone, relatórios, cartas, notas, vales, cheques, memorandos, bilhetes, telefone, papéis. Relógio. Mesa, cavalete, cinzeiros, cadeiras, esboços de anúncios, fotos, cigarro, fósforo, bloco de papel, caneta, projetos de filmes, xícara, cartaz, lápis, cigarro, fósforo, quadronegro, giz, papel. Mictório, pia. Água. Táxi, mesa, toalha, cadeiras, copos, pratos, talheres, garrafa, guardanapo, xícara. Maço de cigarros, caixa de fósforos. Escova de dentes, pasta, água. Mesa e poltrona, papéis, telefone, revista, copo de papel, cigarro, fósforo, telefone interno, externo, papéis, prova de anúncio, caneta e papel, relógio, papel, pasta, cigarro, fósforo, papel e caneta, telefone, caneta e papel, telefone, papéis, folheto, xícara, jornal, cigarro, fósforo, papel e caneta. Carro. Maço de cigarros, caixa de fósforos. Paletó, gravata. Poltrona, copo, revista. Quadros. Mesa, cadeiras, pratos, talheres, copos, guardanapos. Xícaras. Cigarro e fósforo. Poltrona, livro. Cigarro e fósforo. Televisor, poltrona. Cigarro e fósforo. Abotoaduras, camisa, sapatos, meias, calça, cueca, pijama, espuma, água. Chinelos. Coberta, cama, travesseiro.”


Disponível em: <https://tinyurl.com/y4e7n4u7>. Acesso em: 17 jul. 2019.


A respeito da tipologia desse texto, é correto afirmar que ele é

Alternativas
Comentários
  • ....alguém pode me explicar esse gabarito?

  • Sinceramente eu não entendi esse gabarito....

    Texto narrativo é um tipo de texto que esboça as ações de personagens num determinado tempo e espaço. Geralmente, ele é escrito em prosa e nele são narrados (contados) alguns fatos e acontecimentos. 

    Texto descritivo é aquele que detalha de maneira pormenorizada os aspectos de um determinado lugar, acontecimento, pessoa, objeto ou animal. O objetivo do autor é justamente transmitir as impressões, qualidades, sensações, características e observações sobre aquilo que está sendo detalhado

  • Tbm não entendi! A princípio, pensei em descritivo.

  • Para chegar à resposta é necessário que se leia e compreenda todo o texto. Apesar de não conter nenhum verbo (o que gera certa estranheza em se tratando de um texto narrativo), o autor dispõe as palavras de tal maneira em que se pode estabelecer relação semântica entre elas, que narram o cotidiano de uma pessoa (possivelmente).

  • Qconcursos, precisamos entender o gabarito !!!! Cadê o gabarito do professor ?????

  • "Circuito fechado" é uma crônica - um texto narrativo curto, cujo tema é o cotidiano e que leva o leitor a refletir sobre a vida. ...

    https://educacao.uol.com.br/disciplinas/portugues/texto-voce-sabe-qual-o-conceito.htm?cmpid=copiaecola

  • Gabarito D

    A princípio podemos pensar que o texto é descritivo, visto que a presença de substantivos que remetem a algum espaço físico ocorre de forma massiva. No início há "Chinelos, vaso, descarga. Pia, sabonete.", elementos que, comumente, compõem um banheiro. Um pouco depois tem-se a presença de vários objetos que dão familiaridade a um escritório: "Papéis, telefone, relatórios, cartas, notas, vales, cheques, memorandos, bilhetes, telefone, papéis.". Tudo isso dá uma falsa impressão de que estamos diante de um texto puramento descritivo de ambientes físicos.

    Contudo, se repararmos no texto do início ao fim, perceberemos que se trata de uma sequência narrativa que relata o dia a dia de um cidadão comum. A grande jogada é a não utilização de verbos, afinal, os textos literários têm as suas licenças para "mexer" na linguagem.

    Vejamos... A utilização de "vaso, descarga, pia sabonete [...]" mostra que primeiramente, o "personagem" acorda, vai ao banheiro, utiliza o vaso sanitário, depois lava as mãos. Depois de um tempo, "Cueca, camisa, abotoaduras, calça, meias, sapatos, gravata, paletó" mostra que o personagem está agora fazendo a ação de se vestir para ir trabalhar, fato que é confirmado em " papéis, telefone, agenda, copo com lápis, canetas, blocos de nota", momento em que o personagem chega ao local de emprego.

    Assim, a crônica se desenrola narrando os acontecimentos de um simples dia de alguém.