Há controvérsias entre os cientistas sociais acerca do fenômeno da Globalização. Há aqueles que a entendem como um efeito do capitalismo das empresas multinacionais e de subdivisão da produção , com cada vez maior utilização das tecnologias de produção, circulação e comunicação. Sendo assim , só se pode estabelecer a globalização a partir da segunda metade do século XX.
Há os que entendem o processo de globalização como aquele que começa a se estabelecer com a expansão comercial marítima dos Tempos Modernos europeus, quando há a mundialização do comércio com a incorporação da América, da África e da Ásia nas rotas mercantis através dos Oceanos Atlântico, e Índico. O entrelaçamento de mercados e culturas teria sido o primeiro degrau da globalização.
Por sua vez, o trecho transcrito apresenta a possibilidade de globalização em sociedades chamadas de pré-modernas como a romana. Tais sociedades tiveram como característica básica a construção de impérios territoriais.
Entre as alternativas uma apresenta elementos da vida dos romanos que se adequam ao conceito de globalização.
A) INCORRETA- Ao contrário, a influência helenística, absorvida dos gregos, é enorme. E não há homogeneização da alimentação.
B) INCORRETA- A imposição de uma moeda não é elemento de globalização. A moeda comum, assim como o idioma comum, são resultantes da circulação de mercadores, administradores, tropas e aventureiros por toda a área dominada. Há, porém, no Império Romano, a busca de imposição do monoteísmo ao ser assumido o cristianismo como religião oficial. Tal imposição não é característica de globalização.
C) INCORRETA- Uma das ações romanas mais importantes para a longevidade de seu domínio foi a manutenção, na medida do possível, das características culturais dos povos dominados. Além disso havia uma intensa circulação pelo Mar mediterrâneo, não só da frota romana como também de outros povos. Finalmente, o que está posto na alternativa não caracteriza globalização.
D) INCORRETA- A expansão romana trouxe alguma uniformização linguística – o chamado latim vulgar – e um intercâmbio cultural entre as diferentes regiões do Império. Porém , tais elementos não são suficientes para configurar uma globalização.
E) CORRETA- Ao entendermos globalização como interdependência economia e cultural entre várias regiões distantes e com ampla circulação de bens entre elas, a alternativa atende à proposta da questão
Gabarito do Professor: Letra E.