SóProvas


ID
5026297
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

A primeira corrida para a região ocorreu no Sudão, em 2011. Começou no norte, perto do Vale do Nilo, depois se espalhou para o oeste, para Darfur, favorecida por uma nova geração de detectores de metais baratos e fáceis de usar. Depois, a “frente pioneira” avançou de leste para oeste, sem controle, pegando outros Estados de surpresa. Fora de qualquer estrutura legal, indivíduos com equipamentos de baixo custo — sudaneses em sua maioria — descobriram áreas de interesse no Chade, particularmente no norte, em 2013; em seguida, no sul da Líbia e Níger, em 2014; na Mauritânia, em 2016; e, mais recentemente, em 2018, no norte do Mali. No deserto, a extração está apenas começando e faz crescer a incerteza em uma região já desestabilizada.

(Rémi Carayol. https://diplomatique.org.br, 08.01.2020. Adaptado.)


A região que tem atraído a atenção de populações africanas e o minério explorado correspondem, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • O texto de apoio descreve eventos relacionados a proliferação de garimpos na África e o enunciado questiona qual o material e a região do continente onde ocorreu o fato descrito.

    A) Diamante não é localizável por detector de metais e o Magrebe corresponde ao Norte da Líbia e não o sul.

    B) No deserto recoberto de areia e dunas é bem complexo realizar garimpo de metais preciosos.

    C) O Magrebe fica nas margens do Mediterrâneo não corresponde a área descrita.

    D) o Sahel é uma área de transição entre o deserto e florestas e estende-se por diversos países citados no texto, enquanto o ouro é detectável pelos equipamentos rudimentares descrito no texto. Alternativa correta. 

    E) O diamante é que é o problema já que não é detectável por detectores de metal. 



    Gabarito do professor: D.