SóProvas


ID
5026315
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A disponibilidade de água no Brasil é elevada, se comparada à de outras regiões do mundo. No entanto, quando se consideram o potencial hídrico no território e a distribuição da população brasileira por regiões, notam-se

Alternativas
Comentários
  • Chaves do comando da questão:

    Potencial Hídrico no Território -> não é uniforme. Enquanto numa região há mais de 3 usinas hidrelétricas, há outras regiões que não possuem capacidade de tê-las.

    Distribuição da população -> O Brasil é um país populoso sim, mas não é muito povoado, fato que é comprovado quando, coincidentemente ou não, as regiões que dispõem de grandes reservatório de água são bastante ocupadas.

    E

    EsPCEx 2022

  • RESOLUÇÃO (Cursos Objetivo):

    No Brasil, existem áreas com maior e menor potencial hídrico. A região amazônica apresenta elevada densidade hídrica; diferentemente do Sertão Nordestino, que se destaca pelo déficit hídrico.

    Por outro lado, em regiões que apresentam importantes bacias hidrográficas, como a Região Sudeste, a poluição e a contaminação dificultam a distribuição de água. Portanto, a distribuição desigual e a escassez hídrica caracterizam o território brasileiro.

    GABARITO:

    (A) a distribuição desigual do recurso e a possibilidade de escassez hídrica.

    Fonte: https://www.indagacao.com.br/2021/02/unesp-2021-disponibilidade-de-agua-no-brasil-e-elevada-se-comparada-a-de-outras-regioes-do-mundo.html

  • O uso de recursos hídricos é tema complexo e recorrente em provas e deve ser estudado a partir de aspectos como a disponibilidade, o uso e o destino da água após sua utilização. Recurso já em falta em diversas partes do mundo, no Brasil já é motivo de disputas judiciais e de violência no campo. Sobre a distribuição da água no Brasil buscamos a alternativa correta.


    A) O Brasil com suas dimensões continentais, apesar de sua enorme disponibilidade hídrica, não está a salvo de disputas pelo uso da água já que há grandes diferenças entre áreas de alta disponibilidade e de baixa. Importante lembrar que para além da disponibilidade física de água ainda é necessário considerar suas condições de uso, sendo comuns casos onde há água disponível mas sua qualidade dificulta o abastecimento humano.

    B) A matriz energética brasileira é bastante diversificada e na maioria dos casos o aproveitamento do potencial hidroelétrico de um rio não compromete definitivamente sua disponibilidade para o abastecimento humano.

    C) Em termo hidrológicos transposição são intervenções de engenharia para transpor águas de uma área para outra e sozinhas não possuem capacidade para inviabilizar o abastecimento de grande áreas nem possuem esse objetivo. 

    D) Áreas bem abastecidas de fato se valorizam  em relação as de menor disponibilidade, mas transumância é um tipo de migração temporária que não afeta de forma definitiva a demanda por água de uma região.

    E) Este tipo de ocorrência é rara no Brasil e a ocupação  das bacias hidrográficas em geral não possuem grandes diferenças em relação  a ocupação do restante do país.

    GABARITO DO PROFESSOR: A