SóProvas


ID
5027566
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
UPE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

"Só o homem entre os viventes possui a linguagem. A voz, de fato, é sinal da dor e do prazer e, por isso, ela pertence também aos outros viventes (a natureza deles, de fato, chegou até a sensação da dor e do prazer e a representá-los entre si), mas a linguagem serve para manifestar o conveniente e o inconveniente, assim como também o justo e o injusto; isso é próprio do homem com relação aos outros viventes, somente ele tem o sentimento do bem e do mal, do justo e do injusto e das outras coisas do mesmo gênero, e a comunidade dessas coisas faz a habitação e a cidade."

Aristóteles – Política

Nessa passagem da Política de Aristóteles, temos uma das primeiras formulações da principal característica que distingue os seres humanos dos animais. 

Assinale a alternativa que corresponde a essa distinção. 

Alternativas
Comentários
  • O homem se difere do animal pela natureza e cultura, já que o homem é um animal político, ou seja, é a NATUREZA do homem viver em comunidade (CULTURA) para desenvolver suas potencialidades para que seja, de modo efetivo, a busca do bem comum.

    GABARITO LETRA A

  • "(...) isso é próprio do homem com relação aos outros viventes, somente ele tem o sentimento do bem e do mal, do justo e do injusto e das outras coisas do mesmo gênero, e a comunidade dessas coisas faz a habitação e a cidade."

    Nesse trecho fica clara a ideia de Aristóteles de que para formarmos uma sociedade e sermos civilizados (ou seja, termos "a habitação e a cidade"), precisamos que haja a união dessas "coisas" citadas por ele (sentimento do bem e do mal, do justo e do injusto etc). Desse modo, seria a nossa NATUREZA ter essas coisas para podermos formar a sociedade como a conhecemos, dotada de CULTURA.