gabarito letra D
questão meio estranha, fala que quer a errada e depois fala que quer a certa, mas vamos lá, dá pra acertar por dedução.
a única errada é a IV.
O sociólogo e professor da Universidade de São Paulo (USP) Octavio Ianni (1926-2004) explica detalhadamente no livro A Ditadura do Grande Capital como a ditadura empresarial-militar foi um período de consolidação de um padrão de dominação e de acumulação, favorecendo a burguesia brasileira.
o desenvolvimento econômico do Brasil, às custas do subdesenvolvimento da população, durante a ditadura militar, teve amplo apoio da classe burguesa, do setor financeiro e das empresas privadas.
bons estudos
O trecho apresentado na entrada da questão , embora seja pequeno, é bastante emblemático e permite a percepção imediata a que período da História política brasileira ele se refere. Além disso, é apresentada a data - 01 de abril de 1964. E, mais ainda, é dada a indicação de onde é retirado o trecho e, a obra se chama “1964: O dezoito Brumário da burguesia brasileira".
Assim sendo, são fornecidos dados suficientes para que seja possível qualificar as afirmativas e indicar a alternativa que aponta a ou as afirmativa(s) que não corresponde (m) ao que aconteceu durante o regime militar no Brasil , entre 1964 e 1985.
I- COERENTE - Durante o regime militar os trabalhadores foram sacrificados em função do arrocho salarial e da repressão a todos que se opusessem claramente ao regime ou fizessem manifestações demandado salários ou melhores condições de trabalho.
II- COERENTE – Uma das características mais marcantes do regime militar foi a violenta e sistemática repressão às manifestações de oposição e contestação ao regime.
III- COERENTE - Um dos sustentáculos do regime militar, que subsidiou sua permanência por 20 anos, foi o sucesso - de alto custo – do Milagre Econômico da década de 1970.
IV- INCOERENTE – Uma significativa parcela do empresariado , ligado a bancos, indústria e comércio atacadista , beneficiou-se durante o regime militar com a entrada de capital estrangeiro, recebendo incentivos fiscais e sendo beneficiada pelo baixo custo da mão de obra, controlada pelo Estado. Foi a crise econômica, a partir da segunda metade da década de 1970 e, a extensão da repressão – que atingiu os filhos desta burguesia – que levaram este setor social a contestar o regime.
Entre as alternativas uma indica a opção correta segundo as conclusões acima.
É preciso atenção pois os enunciados apresentam uma contradição . Na primeira parte está dito que uma das afirmativas é INCOERENTE. Ou seja, inadequada ao regime militar. E, antes das alternativas é dito que deve ser assinalada a afirmativa CORRETA. Isso pode acontecer em quaisquer provas .
A) INCORRETA – Não é apenas a I que está correta
B) INCORRETA- A afirmativa II está correta, assim como a I e a III
C) INCORRETA- A afirmativa IV é incorreta. Estão corretas as afirmativas I , II e III
D) CORRETA – A afirmativa IV está em desacordo com o texto e com regime militar
E) INCORRETA- As afirmativas II e III estão corretas mas não a IV. Além disso falta a afirmativa I que também está correta
Gabarito do Professor: Letra D.