SóProvas


ID
5028055
Banca
CEV-URCA
Órgão
URCA
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“Mudar a vida e transformar o mundo. O ano de 1968 foi o da ousadia, da recusa dos partidos políticos tradicionais, com forte distanciamento da política oficial, recusa do mundo da mercadoria e dos valores burgueses e opressivos, e também recusa do marxismo burocratizado da União Soviética”. (CARMO, Paulo Sérgio do. 1950 - Culturas de Rebeldia: a juventude em questão. São Paulo. SENAC, 2001, p.80). A segunda metade do século XX foi marcada por tensões políticas, econômicas, sociais e culturais.


Nesse contexto alguns eventos se fizeram protagonistas:


I) Movimento estudantil com objetivos contraditórios ao modelo de sociedade burguês e a ditadura militar;

II) Movimento feminista questionando os costumes historicamente opressores e excludentes do sexo feminino. Luta por equidade de direitos, uso de pílula anticoncepcional, entre outros.

III) Decreto do Ato Institucional nº5 censurando os meios de comunicação e privando a sociedade de expressão. A fase mais tenebrosa da ditadura militar.

Entre estas afirmativas estão corretas:

Alternativas
Comentários
  • gabarito letra E

    I correta ➡ Os estudantes organizados tiveram um papel político de luta fundamental contra a ditadura militar. Foram às ruas protestar, participar de passeatas, integraram movimentos de luta armada, distribuíram panfletos, lutaram, enfim, contra o sistema repressivo vigente naquele momento.

    II correta ➡ Nos anos 60 o feminismo militante, que brotou nas ruas, surge como uma consequência da resistência das mulheres à ditadura, colocando em evidência a questão da mulher. Esse movimento tinha como um de seus objetivos contestar o poder, tanto no mundo privado das relações entre homem e mulher, quanto dentro da sociedade..

    III ➡ correta, o AI5 sem sombra de dúvidas foi o AI mais pesado, pois dava ao executivo plenos poderes para mandar e desmandar, isso acusa um total desequilíbrio dos poderes.

    bons estudos

  • O ano de 1968 foi um ano de intensa agitação política. Estudantes se mobilizavam em passeatas reivindicando direitos e solicitando maior liberdade. Junto a eles estavam os operários, com seus sindicatos, solicitando reajustes de salários e condições de trabalho em suas empresas e fazendo greve quando necessário. Os artistas e intelectuais faziam suas obras criticando a ditadura militar e os seus meandros. Os movimentos de luta armada se organizavam em ações para a desmobilização do sistema e para conseguir a liberdade de alguns dos seus companheiros presos. Entretanto, a grande crise política instalada em 1968 originou-se da oposição feita pelo Deputado do MDB Marcio Moreira Alves ao regime militar. Acredita-se que esse tenha sido o estopim para a promulgação do Ato Institucional n° 5 e o processo de repressão contra os opositores do regime. Estes opositores do regime foram os grandes protagonistas do ano de 1968
    . A questão apresenta afirmativas, corretas e incorretas, acerca deste momento histórico. Ele tem sido mais e mais estudado e documentado. Vale destacar recentes obras sobre História do Brasil, como a de Lilia Schwarcz e Heloísa Starling e o trabalho de Elio Gaspari acerca dos anos de regime militar: Ditadura Envergonhada, Ditadura Escancarada. Ditadura Derrotada e Ditadura Encurralada. 

    I) VERDADEIRA – Esta Afirmativa é verdadeira pois os movimentos estudantis tinham como objetivo maior resistir e protestar contra o sistema autoritário e repressivo da ditadura militar. Os estudantes contestavam o autoritarismo e a repressão. Além disso, possuíam ideais de um mundo mais justo e, suas ideias eram alvo de repressão do sistema por serem consideradas subversivas. 

    II) VERDADEIRA – Esta afirmativa é verdadeira pois ,apesar da ditadura militar, o movimento feminista ganhou mais força. A reflexão e a contestação feministas passaram a questionar qual o papel da mulher na sociedade. Dessa forma passou a se associar e serem associadas aos ideais de esquerda. As mulheres lutavam para a equidade de direitos e opções de escolha para elas. A luta incluía direitos políticos, uso da pílula anticoncepcional, voto feminino, dentre outros costumes historicamente negados à mulher.

    III) VERDADEIRA – Esta afirmativa é verdadeira, pois o Ato Institucional n° 5 foi promulgado no ano de 1968. Seu objetivo era criar um mecanismo de repressão com censura e restrição ao direito de liberdade de expressão. A motivação para este decreto foram as manifestações de estudantes, a mobilização de artistas, a forte oposição ao regime e também a luta armada. 

    A) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta, pois as afirmativas II e III também estão corretas. 

    B) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta, pois as afirmativas I e III também estão corretas. 

    C) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta, pois a afirmativa II também está correta. 

    D) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta, pois a afirmativa I também está correta. 

    E) CORRETA – Esta afirmativa está correta, pois todas as afirmativas apresentadas estão certas. 

    Gabarito do Professor: Letra E.