SóProvas


ID
5028604
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CODEVASF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Julgue o próximo item quanto a compras governamentais, gerenciamento de estoques, governabilidade, governança, organizações sociais e agências executivas.


Ao intensificar o seu papel de regulador e provedor de serviços públicos, em detrimento do seu papel de executor, o Estado reforça sua governabilidade.

Alternativas
Comentários
  • Governança ( avaliar, direcionar e monitorar)

  • Governança Pública é a compreendida como a capacidade de governar, capacidade de 

    decidir e implementar políticas públicas que atendam às necessidades da população, 

    preservando o equilíbrio de poder e interesses entre governo, administração pública e 

    sociedade/cidadãos. 

    Estrategia Concurso

  • Governabilidade esta relacionado às questões administrativas e ao ambiente político. É a capacidade do Estado em criar políticas públicas para solucionar questões sociais, bem como a imagem e a credibilidade de um governo e a capacidade de negociação, intermediação e de tomada de decisão.

    A governança esta relacionada à legitimidade, a gestão eficiente e a capacidade de ação e implementação de políticas publicas pelo Estado e pela maneira pela qual o Estado exerce seu poder.

    No mais...

    A capacidade de governabilidade resulta da afinidade de legitimidade do Estado e do seu governo com a sociedade, enquanto que governança é a capacidade abrangente financeira e administrativa de uma organização de praticar políticas. Sem governabilidade é impossível governança.

  • GABARITO: ERRADO.

    "Governabilidade é o conjunto de condições necessárias ao exercício do poder de governar. Compreende a forma de governo, as relações entre os poderes, o sistema partidário e o equilíbrio entre as forças políticas de oposição e situação."

  • n faz sentido

  • Governabilidade é a capacidade política do Estado;

    Governança é a capacidade da administração em executar as políticas públicas.

  • Eu fui no "em detrimento do", pois como pode o Estado abrir mão de seu papel executor para intensificar seu papel regulador e provedor de serviço público?

    Corrijam-me se estiver errado em meu pensamento

  • Não entendi a questão. Ao meu ver quanto mais o Estado intervir na vida das pessoas mais terá governabilidade, isso é notável nós governos anteriores. Se alguém conseguir me explicar agradeço!!!

  • Se ele abriu mão de executar, então abriu mão de sua governança.

  • Governabilidade é a capacidade política do Estado;

    Governança é a capacidade da administração em executar as políticas pub

  • Gab: ERRADO

    Outras que ajudam! Veja que são de 3 anos diferentes, mas com os mesmos peguinhas. NÃO CAIA MAIS! Visualize e relacione as cores aos conceitos.

    ____________________________________________________________________________________________________________________

    Ano: 2011 Banca: CESPE/ CEBRASPE Órgão: EBC Prova: CESPE/ CEBRASPE - EBC - Técnico Administração

    Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue os próximos itens, referentes a noções de administração pública. Governança e Governabilidade são conceitos distintoscontudo fortemente relacionados, até mesmo, complementares. O primeiro refere-se às condições substantivas de exercício do poder e de LEGITIMIDADE do Estado; O segundo representa os aspectos instrumentais do EXERCÍCIO do poder, ou seja, a capacidade do Estado de formular e implementar políticas públicas.

    ERRADO, pois de acordo com as cores, os conceitos estão totalmente invertidos.

    ____________________________________________________________________________________________________________________

    Ano: 2012 Banca: CESPE/ CEBRASPE Órgão: ANCINE Prova: CESPE - ANCINE - Técnico em Regulação

    Acerca do modelo de administração pública gerencial, julgue o item subsecutivoGovernança representa a capacidade de um governo para formular e implementar suas decisões.

    CERTO - palavras-chave de governança - capacidade, implementar políticas, GESTÃOEXECUÇÃO.

    ____________________________________________________________________________________________________________________

    Ano: 2013 Banca: CESPE/ CEBRASPE Órgão: TCU Prova: CESPE/ CEBRASPE - TCU - ACE

    Com relação à governança, julgue o item abaixo. Resultante da relação de legitimidade do Estado e do seu governo com a sociedade, a Governança implica a capacidade governamental de realizar/executar políticas e a promoção da accountability.

    ERRADO, o conceito é de governança, mas a questão erra ao citar que é resultante da legitimidade, o correto seria da GESTÃO - palavras-chave de governabilidade - legitimidade, poder de governar.

    ____________________________________________________________________________________________________________________

    Erros, mandem mensagem :)

  • Gabarito comentado! Por favor, qconcursos

  • GABARITO: ERRADO

    '' A governança está relacionada à forma como o governo se organiza, gerencia os serviços públicos e se relaciona com a sociedade civil". Ou seja, boa governança = boa relação entre cidadãos e agentes públicos

    Governabilidade = poder para governar (legitimidade)

    Governança = capacidade de governo do Estado, de implementar de forma eficiente políticas públicas.

  • “O grau de governança de uma rede depende da qualidade das interações entre os atores” / governançA = Administrar enquanto que governabiliDADE = capacidade perante a socieDADE.
  • Aprendendo o jogo do CESPE!!!

    # Segundo o PDRAE, pág.13:

    O Estado reduz seu papel de executor ou prestador direto de serviços, mantendo-se entretanto no papel de regulador e provedor ou promotor destes, principalmente dos serviços sociais como educação e saúde (...)

    # Esquematizando:

    --> Estado reduz seu papel de:

    • Executor; ou
    • Promotor direto de serviços,

    --> Mantendo-se entretanto no papel de:

    • Regulador; e
    • Provedor ou Promotor;

    --> Principalmente dos serviços sociais como:

    • Educação;
    • Saúde.

    # Questões:

    --> Percebe-se que o Estado reduz o seu papel de executor direto de serviços:

    (CESPE/MPE-CE/2020) Com a implantação do Plano de Reforma do Aparelho do Estado, foi intensificado o papel do Estado como executor direto de serviços, além de regulador e provedor de serviços sociais.(ERRADO)

    --> Mas se mantém no papel de regulador e provedor ou promotor:

    (CESPE/MI/2013) Na perspectiva da reforma gerencial, o Estado amplia seu papel de prestador direto de serviços, abstendo-se, porém, do papel de regulador de serviços sociais como educação e saúde.(ERRADO)

    --> Resumindo:

    (CESPE/MPOG/2013) A nova gestão pública propõe que o Estado reduza o seu papel de executor ou prestador direto de serviços, mas que mantenha seu papel de regulador e provedor ou promotor de serviços sociais como educação e saúde.(CERTO)

    # Continuando no PDRAE temos:

    Nesta nova perspectiva, busca-se o fortalecimento das funções de regulação e de coordenação do Estado (...)

    Considerando esta tendência, pretende-se reforçar a governança - a capacidade de governo do Estado (...)

    --> Portanto, visando o fortalecimento da regulação é importante reforçar a GOVERNANÇA:

    (CESPE/CODEVASF/2021) Ao intensificar o seu papel de regulador e provedor de serviços públicos, em detrimento do seu papel de executor, o Estado reforça sua governabilidade. (ERRADO)

    (CESPE/INSS/2008) Visando-se ao fortalecimento da regulação coordenada pelo Estado, é importante reforçar a governança, que diz respeito à maneira pela qual o poder é exercido no gerenciamento dos recursos sociais e econômicos de um país, e que engloba, desse modo, as técnicas de governo.(CERTO)

    Gabarito: Errado.

    “Não ceda ao medo, ao fracasso, ao preconceito. Você é forte, vai superar tudo e em breve a vitória será sua!”

  • ERRADO!

    Reforça a sua governança.

  • Infere-se conforme a questão que a governabilidade do Estado estaria em função do seu papel de regulador e provedor de serviços públicos. Mas será mesmo? Não!

    durante a proposta do PDRAE, em 1995, Bresser Pereira ressaltou que: “O governo brasileiro não carece de “governabiliDADE", ou seja, de poder para governar, dada sua legitimiDADE democrática e o apoio com que conta na sociedade civil". 

    Assim, a governabilidade está em função da legitimidade democrática, envolvendo, por exemplo, tudo o aparelho democrático, como relações entre os poderes, o sistema partidário, o equilíbrio entre as forças políticas de oposição e situação e a aprovação (ou apoio, como cita Bresser) do governo perante a sociedade. NÃO DO SEU PAPEL DE REGULADOR E PROVEDOR DE SERVIÇOS PÚBLICOS.

    Gab., portanto, ERRADO! --------------------------

  • (ERRADO)

    Como diz a frase: "Não se mexe em time que está ganhando".

    Governança VS. Governabilidade (menina dos olhos do cebraspe) rsrs

  • Ao intensificar o seu papel de regulador e provedor de serviços públicos, em detrimento do seu papel de executor, o Estado reforça sua x governabilidade x v governança v

  • Governança é a capacidade de implementar de maneira eficiente ,eficaz e efetiva as políticas públicas, nesse sentido, a governança está relacionada a capacidade de administrar.

  • A partir da redefinição do papel do Estado com Luiz Carlos Bresser Pereira (Ministro do Ministério da Administração Federal e da Reforma do Estado, no governo de Fernando Henrique Cardoso, em 1995), no chamado de Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado – PDRAE, o “Estado deixa de ser o responsável direto pelo desenvolvimento econômico e social pela via da produção de bens e serviços para se adequar a uma nova função de Estado Gerencial" (MATIAS-PEREIRA, 2018).

    Na oportunidade, cabe destacar a explicação de Pereira (1995) sobre essa nova forma de atuação do Estado: “Deste modo o Estado reduz seu papel de executor ou prestador direto de serviços, mantendo-se, entretanto, no papel de regulador e provedor ou promotor destes, principalmente dos serviços sociais como educação e saúde, que são essenciais para o desenvolvimento, na medida em que envolvem investimento em capital humano; para a democracia, na medida em que promovem cidadãos; e para uma distribuição de renda mais justa, que o mercado é incapaz de garantir, dada a oferta muito superior à demanda de mão-de-obra não-especializada. Como promotor desses serviços o Estado continuará a subsidiá-los, buscando, ao mesmo tempo, o controle social direto e a participação da sociedade".

    Segundo o Banco Mundial, governança é a “maneira pela qual o poder é exercido na administração dos recursos econômicos e sociais do país, com vistas ao desenvolvimento". Além disso, segundo Brasser Pereira (1995), governança é a capacidade de implementar de forma eficiente políticas públicas.

    Por outro lado, governabilidade refere-se às condições sistêmicas do exercício do poder e envolve características do sistema político e do sistema partidário. Ademais, durante a proposta do Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado, em 1995, Bresser Pereira ressaltou que: “O governo brasileiro não carece de “governabilidade", ou seja, de poder para governar, dada sua legitimidade democrática e o apoio com que conta na sociedade civil. Enfrenta, entretanto, um problema de governança, em que sua capacidade de implementar as políticas públicas é limitada pela rigidez e ineficiência da máquina administrativa".

    Em face do exposto, podemos afirmar que a alternativa em questão está errada, pois ao intensificar o seu papel de regulador e provedor de serviços públicos, em detrimento do seu papel de executor, o Estado reforça sua governança.


    Fontes:

    BRESSER-PEREIRA, Luiz Carlos. Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado. Brasília, 1995.

    MATIAS-PEREIRA, José. Administração Pública: foco nas instituições e ações governamentais. 5ª Ed. – São Paulo: Atlas, 2018.


    Gabarito do Professor: ERRADO.