SóProvas


ID
5032375
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

   Assim, está nascendo dentro da língua portuguesa, e provavelmente dentro de todas as demais línguas, uma nova linguagem, a linguagem radiofônica. Como a dos engenheiros, como a dos gatunos, como a dos amantes, como a usada pela mãe com o filho que ainda não fala, essa linguagem radiofônica tem suas características próprias determinadas por exigências ecológicas e técnicas. 


ANDRADE, M. apud PINTO, E. P. O português do Brasil. São Paulo: Edusp, 1981.


Mário de Andrade, ao se referir ao impacto que o rádio teria nas pessoas e principalmente sobre a linguagem, possibilita uma reflexão acerca

Alternativas
Comentários
  • Resposta: B

    Ao afirmar que “essa linguagem radiofônica tem suas características próprias determinadas por exigências ecológicas e técnicas”, Mário de Andrade oferece uma reflexão a respeito da linguagem ser construída e conduzida de acordo com a necessidade do meio social em que ela é utilizada. Ele exemplifica essa reflexão ao comparar a linguagem da mãe com seu filho, ou do engenheiro em seu contexto profissional.

    Fonte:Objetivo

  • Por que não a C ou A?

  • Na letra A diz "relações sociais específicas", mas o autor não restringe as relações, ele apenas cita alguns exemplos. Além disso, o autor diz que, provavelmente, esse mesmo efeito surge em todas as demais línguas, mostrando que não é algo específico.

    Quanto a letra C, diz "exigências sociais específicas", além do problema relacionado ao termo "específica" (novamente), não se trata de exigências sociais, mas sim de "exigências ecológicas e técnicas".

  • sobre a (C):

    "nascimento das línguas"?

    minha gente, a língua é uma só, o português. não é o jargão usado nas rádios que determinará o surgimento de uma nova língua.

  • Acredito que se você soubesse o que significa enunciação te ajudava a responder.

    enunciação - Em linguística, enunciado é a menor unidade do discurso. Pode-se dizer, de modo geral, que o enunciado é o dito concreto, falado, lido ou ouvido, em determinada interação linguística.

    ato individual de utilização da língua pelo falante, ao produzir um enunciado num dado contexto comunicativo.

  • A letra A está incorreta pois não são questões apenas da época. Hoje ainda temos engenheiros, gatunos, amantes e mães, e sempre vamos ter. A C cai por terra ao dizer "língua", que você pode acabar marcando por um deslize na leitura das duas primeiras linhas, que diz que "na língua portuguesa e provavelmente na outras línguas também" está nascendo uma nova linguagem.