SóProvas


ID
5032405
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Dias depois da morte de D. Mariquinha, Seu Lula, todo de luto, reuniu os negros no pátio da casa-grande e falou para eles. A voz não era mais aquela voz mansa de outros tempos. Agora Seu Lula era o dono de tudo. O feitor, o negro Deodato, recebera as suas instruções aos gritos. Seu Lula não queria vadiação naquele engenho. Agora, todas as tardes, os negros teriam que rezar as ave-marias. Negro não podia mais andar de reza para S. Cosme e S. Damião. Aquilo era feitiçaria. [...]


E o feitor Deodato, com a proteção do senhor, começou a tratar a escravatura como um carrasco. O chicote cantava no lombo dos negros, sem piedade. Todos os dias chegavam negros chorando aos pés de D. Amélia, pedindo valia, proteção contra o chicote do Deodato. A fama da maldade do feitor espalhara-se pela várzea. O senhor de engenho do Santa Fé tinha um escravo que matava negro na peia. [...] E o Santa Fé foi ficando assim o engenho sinistro da várzea.


RÊGO, J. L. Fogo morto. Rio de Janeiro: José Olympio, 1989.


A condição dos trabalhadores escravizados do Santa Fé torna-se exponencialmente aflitiva após a morte da senhora do engenho. Nessa passagem, o sofrimento a que se submetem é intensificado pela reação à

Alternativas
Comentários
  • Resposta: C

    Antes da morte de D. Mariquinha, fica subentendido que os negros praticavam suas crenças de acordo com a cultura deles. Agora, teriam de rezar de acordo com a religião cristã.

    Fonte: FB no Enem

  • Acertei, mas onde está a "reação à privação"?

  • achei bem estranha esse questão pq ainda n achei a reação à privação de suas crenças.

  • Eles estavam sendo privados de Rezar em Prol de suas crenças, e obrigados a Rezar Ave Maria. Que provavelmente não fazia parte de sua crença ou religião.

  • "Agora, todas as tardes, os negros teriam que rezar as ave-marias. Negro não podia mais andar de reza para S. Cosme e S. Damião."